Blog

thumbnail

Teorema participa da Softweek pelo segundo ano consecutivo

A Teorema Sistemas foi, mais uma vez, apoiadora da Softweek, semana de estudos do curso de Engenharia de Software do Centro Universitário Campo Real, de Guarapuava. É o segundo ano seguido em que colaboradores da empresa compartilham seus conhecimentos com os alunos a respeito de diferentes linguagens de programação. 

De acordo com o analista de sistemas da Diretoria de Inovação, Bernardo Beppler, que também é docente do curso da Campo Real, a proposta do evento é justamente fazer com o que os participantes vivenciem a prática de diferentes tendências da área de desenvolvimento, a partir do contato com profissionais de empresas locais. “E essa experiência também é interessante para a nossa equipe, já que promove networking e impulsiona as habilidades de comunicação”, destacou.

Na terça-feira, dia 24, ministraram oficinas no período noturno os desenvolvedores da Diretoria de Inovação: Patrick Ferro Ribeiro, com o tema “NodeJS: o herói das tarefas repetitivas e das APIs sem complicações”, e Julio Cezar Fabiane e Felipe Weiber, com o tema “Deploy de Aplicação Laravel e Angular”.

 

NodeJS

Depoimento do Patrick: 

“É sempre bom estar presente no ambiente acadêmico e contribuir para a formação profissional. A apresentação foi relacionada a uma breve troca de experiências sobre o ambiente de desenvolvimento e a respeito de alguns problemas que ocorrem diariamente. O workshop focou no desenvolvimento de uma API NodeJS simplificada, a qual recebe requisições e executa comandos localmente no terminal do servidor, com a finalidade de manutenção e monitoramento remoto desse equipamento através desta API desenvolvida”.

 

Laravel e Angular

Depoimento do Felipe: 

“Para mim, a participação neste evento foi muito gratificante, por poder conhecer integrantes da nova geração de programadores e poder fazer parte da formação. Abordamos como fazer o deploy de uma aplicação na VPS, mostrando que não temos que se limitar somente à linguagem de programação, mas também pensar no contexto como um todo, no sistema operacional, como será o acesso no browser, a segurança da aplicação, como funcionam os domínios e outros pontos. Acredito que todos conseguiram ter uma visão de como uma pequena aplicação funciona em produção”.

Depoimento do Julio:

“Para mim, ministrar o workshop também foi um aprendizado, pois é importante demonstrar um pouco do nosso trabalho em um ambiente diferente daquele com o qual estamos acostumados. Nosso conteúdo tinha como tema o deploy de uma aplicação usando Laravel e Angular em um servidor online na Digital Ocean. Conseguimos explicar como é feito esse processo e na prática fizemos todos acessarem um servidor VPS e configurar a aplicação. O objetivo era complementar os estudos, para que os alunos fossem além de apenas criar a aplicação, mas que vejam como é possível fazer ela rodar publicamente na internet, pois para isso precisamos configurar a VPS, o servidor HTTP, entre outros passos necessários nesse processo. É um prazer compartilhar um pouco do nosso conhecimento e de como é o nosso trabalho dentro da empresa”.

Comentários