Blog

thumbnail

2023 será ano estratégico para Cilla Tech Park, segundo CEO

Géri: inovação é uma questão de sobrevivência

O CEO do Cilla Tech Park desde janeiro de 2022 é o professor de Ensino Superior Géri Natalino Dutra, graduado em Tecnologia em Processamento de Dados, especialista em Gestão da Informação e mestre em Informática. A Comunicação Teorema Sistemas conversou com ele a respeito das expectativas para o ano de 2023 no cenário da inovação na região de Guarapuava.

Géri é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1995. Foi coordenador do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Mater Dei, de Pato Branco, por mais de 20 anos. Possui experiência de quase 30 anos na área, sendo um dos precursores das ações voltadas à mobilização do setor tecnológico no Sudoeste paranaense.

Ele fez parte da implantação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Pato Branco, sendo que esteve na pasta de 2013 a 2020, quase sempre como secretário. Também se envolveu em várias outras frentes e projetos em sua trajetória profissional, sempre buscando a articulação de cursos na área de Tecnologia e de eventos ou políticas públicas para o setor.

Confira agora a entrevista.

 

Quais são as expectativas para 2023 tanto para o Cilla Tech Park quanto para o ecossistema de inovação de Guarapuava?

O ano de 2023 será extremamente importante para o Cilla Tech Park e para o ecossistema de inovação de Guarapuava, que são interconectados, pois atuam em sintonia. Como metas para os próximos meses, temos a ideia de promover mobilização social e empreendedora, atraindo novas empresas para consolidar o nosso parque. Pretendemos estabelecer uma sede nova e fortalecer as incubadoras. Posso dizer que temos muitas ações em mente, as quais serão realizadas em conjunto.

 

Pode citar algumas ações que envolvem o parque tecnológico?

Vamos realizar encontros para discussão de tecnologias com várias linhas temáticas; incentivar ações de mobilização, como hackathons; ampliar a atuação para a região, incluindo outros municípios nos debates. Começamos um projeto chamado LAB de Ideias, o qual queremos expandir para 10 cidades vizinhas. Além disso, nosso importante evento focado em educação, a Jornada Educatech, será fortalecido, tendo início do planejamento já no começo do ano para que chegue a um resultado ainda mais expressivo.

Além disso, seguiremos firmes na capacitação de pessoas, na captação de recursos e queremos aproveitar nossas conexões com o Brasil e com outros países para estabelecermos uma base de mentores com foco no apoio das empresas incubadas e dos residentes. Também pretendemos apoiar as linhas prioritárias de Guarapuava, por meio de projetos relevantes na Saúde, nas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), no ramo madeireiro, no agronegócio. Ao consolidarmos a nova estrutura física do Cilla Tech Park, esperamos ter mais associados. Enfim, temos a convicção de que 2023 será um ano extremamente importante.

 

Qual é a importância de investir na inovação?

O Cilla Tech Park tem o propósito de ser um ambiente promotor de prosperidade por meio da inovação empreendedora, valorizando os talentos e estabelecendo relações de confiança. Só por essa abordagem já demonstramos o quanto valorizamos o conhecimento, pois é por meio dele que é possível propiciar inovação.

A inovação, por sua vez, é uma necessidade para que possamos nos diferenciar em termos de produtos, de serviços e assim por diante. Ela precisa fazer parte do cotidiano da cidade e da região. As pessoas devem ter essa mentalidade para que melhorem nos seus trabalhos, processos e atendimentos. Devemos ter produtos diferenciados, com valor agregado, que inspirem as futuras gerações.

Através dela, vamos tendo um ambiente cada vez mais fortalecido, ocorrendo o desenvolvimento econômico e atraindo oportunidades. Costumo dizer que a inovação é uma questão de sobrevivência e pode ser aplicada em todas as áreas. É um ciclo virtuoso que ecoa em empreendedorismo.

 

A região possui as condições para avançar na área?

Esta é uma pergunta que geralmente aparece quando falamos em inovação. E eu posso garantir que Guarapuava tem todas as condições, assim como a região. Aqui contamos com universidades, incubadoras, instituições, o Vale do Genoma e muito mais… o nosso ambiente está em sintonia.

Além disso, existe a localização central nos dá uma vantagem geográfica no Paraná. Precisamos dar sequência à construção coletiva para ampliar o potencial de que já dispomos. Agir para sermos cada vez mais uma referência. Creio que o movimento está cada vez mais forte e 2022 provou isso com muitas conquistas. O ritmo deve ser acelerado para gerar ainda mais frutos coletivos.

 

Nesse sentido, qual é o papel da educação?

Sempre temos que nos preocupar e pensar em como possibilitar que as pessoas que estão de fora desse movimento possam se envolver e participar também. Devemos trabalhar para que os jovens consigam acessar as oportunidades, se desenvolvam e entendam a importância que isso terá no futuro.

Por isso, trabalhamos com a rede de educação em todos os níveis e esperamos ter ainda mais proximidade com os estudantes para que valorizem a ciência, a tecnologia e a inovação e priorizem a educação, pois certamente este é um investimento que não tem como dar errado.

O Cilla Tech Park sempre leva essa mensagem para que os guarapuavanos compreendam o papel da educação. Acredito que os verdadeiros heróis são aqueles que, mesmo com as dificuldades existentes no caminho não desistem e conquistam espaço, se tornando grandes líderes que auxiliam na geração de oportunidades para todos.

Conheça aqui o Cilla Tech Park.

 

Comentários