7 tendências da tecnologia para 2022
No foco de muitas alterações que estão acontecendo no mundo, a tecnologia também impacta as operações no ramo corporativo. A transformação digital que está afetando relações e processos bate à porta, e é importante entender os conceitos relacionados a esse movimento.
Nesse contexto, a Comunicação Teorema conversou com o professor Giovane Galvão sobre algumas das principais tendências da área para 2022. Ele é mestre em Computação Aplicada e leciona no ensino superior e técnico de Guarapuava. Confira as respostas abaixo!
Chatbots inteligentes
“Um chatbot é um software que interage com uma pessoa de maneira tão natural a atender as necessidades do usuário de forma assertiva e rápida. Esta tecnologia surgiu da evolução digital e da necessidade de melhorar os relacionamentos na internet, permitindo uma comunicação imediata com o intuito de reduzir custos operacionais e ampliar a capacidade de resposta de empresas e organizações. Os chatbots podem ser encontrados no WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, Sites em geral, Sistemas de call center, lojas virtuais, etc”.
Inteligência Artificial
“A Inteligência Artificial (IA) permite que sistemas possam agir com uma inteligência semelhante à humana, permitindo tomar decisões de forma autônoma conforme padrões observados e registrados em uma base de dados. Considerada uma inovação, a IA estar impactando no relacionamento de pessoas e empresas no compartilhamento de dados e nas tomadas de decisões. Machine Learning, Deep Learning e Processamento de Linguagem Natural são áreas da ciência da computação que utilizam de conceitos da IA e que hoje estão em alta. A IA está em todo lugar, nos carros autônomos, no chão de fábrica, nos sistemas de atendimento de hospitais… e nos sites como Google, Gmail, Google Tradutor, Facebook, etc”.
Internet das Coisas
“Com a Internet das Coisas (IoT) é possível conectar os itens usados no dia a dia com a internet. São dispositivos como eletrodomésticos, tênis, relógios, roupas, maçanetas que possuem conexão com computadores e smartphones com intuito de transformar o mundo físico e o digital em um só por meio da comunicação destes dispositivos com datacenters e suas nuvens”.
Segurança da informação
“Este termo é usado para designar o ato de defesa de dados na internet, esta prática permite que apenas as informações de sigilo sejam acessadas por aqueles que são responsáveis por direito. A segurança da informação é importantíssima para as empresas, pois com ela é possível evitar que qualquer indivíduo distribuía informações de maneira indevida. É esta segurança que permite implementar métodos e políticas que são impostos na circulação de dados confidenciais e informações controladas pela área de TI”.
Big Data
“O Big Data compreende a análise e interpretação de grandes volumes de dados com uma grande diversidade. As ferramentas desta área permitem a qualquer tipo de empresa definir suas estratégias de marketing e tomadas de decisão”.
Experiência do usuário
“No mundo da tecnologia é preciso criar interfaces que permitam uma boa experiência para os usuários. A User Experience ou UX, é a experiência do consumidor ao usar um determinado produto ou serviço. Ao desenvolver ou criar algo pensando nesta experiência é possível garantir algo funcional, com usabilidade e prazer na sua utilização”.
5G
“A quinta geração de internet móvel no Brasil traz a possibilidade um maior alcance e velocidade de transmissão. Ela possibilitará a interconexão de equipamentos e dispositivos com outros equipamentos em casa ou no escritório. Possuir um aparelho eletrônico com esta tecnologia permitirá um melhor tempo de processamento de downloads e uploads, bem como uma maior velocidade na transferência de dados e uma economia no consumo de energia por estes aparelhos”.
Comentários