Blog

thumbnail

As vantagens da Computação em Nuvem

A Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, parece ser uma solução de tecnologia bastante recente, certo? No entanto, o termo já é utilizado academicamente desde 1997, ficando mais popular – principalmente no Brasil – a partir de 2006, através de alguns produtos de grandes fornecedores como Amazon, Google e Microsoft.

Diariamente temos contato com a tecnologia em nuvem. Alguns exemplos disso são o Spotify e a Netflix, plataformas possíveis de acessar sem fazer download, apenas demandam conexão com a internet.

E como utilizar a computação em nuvem a favor do seu negócio? Cloud é uma definição de entrega computacional como serviço, ou seja, ao invés da sua empresa adquirir equipamentos para garantir o armazenamento de recursos, programas e informações, com a tecnologia em nuvem o processo é feito por demanda, tornando o ambiente e estratégia da empresa mais eficiente e rápido. A locação de infraestrutura Cloud é recomendada para evitar o trabalho de manter servidores e sistemas “dentro da empresa”, abrindo espaço para o negócio focar em outras questões profissionais.

Em entrevista para a comunicação da Teorema, o sócio-proprietário da Alliant Tecnologia, Rafael M. Moreira, destacou quais são as três principais vantagens de utilizar a Cloud:

  1.  Ter uma equipe técnica especializada: as empresas que trabalham com serviço Cloud tem equipes profissionais treinadas, focadas em entrega de serviço qualificado. A resposta para os clientes é rápida e eficaz.
  2.  Consumo por demanda: com a tecnologia em nuvem as empresas compram conforme utilizam, diferente do ambiente on-premises, onde é preciso adquirir um servidor maior (custo antecipado), um produto de alta volatilidade e desvalorização, que ainda traz preocupações como garantias, suporte, reposição de peças e licenciamento.
  3.  Acesso em qualquer lugar: as empresas tem a possibilidade de acessar seus sistemas em qualquer local, o que permite expandir negócios mais rapidamente (abertura de novas unidades) ou criar campanhas diversas, por exemplo.

O cliente da Teorema, diretor administrativo da Expressiva Modas, Eduardo Christ, utiliza a solução em nuvem e ressalta o impacto que a sua empresa teve em termos de agilidade nas informações.

“Este ano resolvemos expandir a nossa empresa, abrindo mais uma unidade no Shopping Cidade dos Lagos. Com a expansão, nós sentimos a necessidade de uma maior agilidade na comunicação, segurança e acesso em tempo real, por isso a Teorema nos ofereceu a solução em nuvem. Conseguimos abrir nossa nova unidade, com rapidez e agilidade. Nossas compras agora são feitas consultando todas as informados do nosso sistema ERP, graças a tecnologia de hospedagem do servidor em nuvem, ganhamos muito em tempo e confiabilidade dos dados”, avalia Christ.

Comentários