Blog

thumbnail

Automação de testes contribui para a qualidade de softwares da Teorema

Como sistemas ERP são complexos e contemplam grandes rotinas de telas e processos, existe uma dificuldade maior na parte de testes das releases liberadas, um tema que a Teorema Sistemas tem dado ainda mais atenção nos últimos tempos.

Zampier: redução de 50% de erros corriqueiros

De acordo com coordenador do Suporte de Segundo Nível, Antonio Marcos Zampier, era inviável passar por todas as telas e botões que o sistema abrange de maneira manual. “Com a implementação do processo de automação dos testes dos sistemas tivemos um grande salto de qualidade em nossos softwares porque o robô passa em todas as telas testando cada opção pra verificar se está funcionando as funções e com isso facilita, quando encontra erros ele tira uma foto do erro e informa que ocorreu erro nos testes, onde em seguida é aberto um chamado para o desenvolvimento para correção”, destacou.

Assim, é possível afirmar que houve uma redução de chamadas em torno de 50% dos erros mais corriqueiros de botões que não tinham funcionalidade, por exemplo.

 

Testes

A Teorema Sistemas realiza testes rotineiros em seus softwares de duas maneiras: de uma forma manual para análises mais específicas e profundas de algum aspecto e a automatizada que está em desenvolvimento para possibilitar testes mais gerais e cotidianos.

Rafael: implantando a automação de testes

Assim, os analistas Rafael Primak e Bruno Thomé, que atuam no Suporte de Segundo Nível, realizam as atividades e pesquisas focadas em testes.

De acordo com Rafael, no que se refere à automação, é utilizada a linguagem Python e a ferramenta de desenvolvimento Botcity, que consegue fazer testes automáticos nos sistemas em que já foi implantado. “De tal maneira, atua principalmente nos testes de botões, salvamento e exclusão de dados em forma local, para ter uma maior agilidade e fornecer um sistema cada dia mais limpo de erros”, contou.

Bruno: atentos aos erros que podem prejudicar os sistemas

Segundo Bruno, recentemente foi finalizada a automação do módulo Gestão Administrativa e, agora, está em implantação no Vendas PDV. “Nosso objetivo é alcançarmos todas as soluções disponibilizadas pela Teorema a fim de facilitar a detecção de possíveis problemas antes que eles cheguem aos nossos clientes”, ressaltou.

 

Automação

A automação dos testes é muito importante porque torna possível a testagem de uma maneira mais eficiente, auxiliando na melhoria da qualidade dos softwares, além de acelerar o processo de desenvolvimento. Como outros benefícios, podem ser elencados: detecção precoce de possíveis problemas, redução de riscos de falhas, aperfeiçoamento da usabilidade, economia de custos e conformidade com os requisitos e regulamentações.

Comentários