Blog

thumbnail

O que é Automação e quais são suas Vantagens?

A automação é um sistema que faz uso de processos automáticos que comandam e controlam os mecanismos para seu próprio funcionamento. Fazem parte disso atividades de otimização da capacidade produtiva, da qualidade e da redução de perdas de recursos.

 

Neste sentido, a principal ferramenta de aplicação desta melhoria é o CLP (PLC em inglês).

 

O que é um Controlador Lógico Programável?

 

CLP é um equipamento que se assemelha a um computador (hardware) onde é possível inserir um programa (software) para comandar e monitorar máquinas ou processos industriais. Podemos considerar o CLP como um computador projetado para trabalhar no ambiente industrial.

 

Aplicação do CLP na indústria

 

O CLP é usado para controlar máquinas industriais em diversos tipos de produção. Ou seja, em equipamentos industriais para processos de dosagem e pesagem, fornos, siderurgia, papel e celulose, pneumáticos, entre outros. Também, é utilizado para controle de processos com realização de sinalização, intertravamento e similares. Por fim, é, também, usado na aquisição de dados de supervisão em fábricas, prédios inteligentes, setores táticos e estratégicos da indústria.

 

Vantagens do investimento:

 

  1.       Aumento de produtividade

 

Máquinas têm a possibilidade de trabalhar sozinhas, com maior precisão e velocidade que pessoas, não necessitam de intervalos e descanso. Entretanto, é necessário ter cuidado especial com a manutenção.

 

  1.      Melhoria de qualidade do produto final

 

Por ser um equipamento microprocessado, o CLP traz ao usuário a facilidade de interação com o hardware via software. Assim, se torna muito prática e fácil a localização de falhas. Além disso, uma máquina calibrada e programada irá manter a qualidade pelo tempo que funcionar.

 

  1.      Redução de custos

 

A instalação do controlador lógico programável traz redução de custos em manutenções, pois são robustos e altamente resistentes. Também, gera menos desperdício de material e menor quantidade de mão de obra para produzir.

 

  1.      Segurança aos empregados

 

CLPs podem ser manipulados de forma remota, o que previne que funcionários estejam expostos a riscos desnecessários, em ambientes extremos, garantindo a segurança de todos.

 

  1.      Competitividade

 

Produzir com qualidade superior e com custos mais reduzidos pode aumentar a capacidade comercial do seu negócio em relação a concorrência. Além disso, pode proporcionar uma rentabilidade igual ou superior aos rivais no mercado.

 

  1.      Capacidade de monitoramento, controle e auxílio na tomada de decisão

 

Você pode ter vários controladores conectados mantendo a comunicação. Essa conexão permite monitorar em tempo real os processos, e possibilita, como consequência, uma exatidão maior na execução das tarefas.

 

Para isso, é essencial que sejam utilizadas ferramentas confiáveis e seguras para otimizar ao máximo o trabalho e adaptar o dispositivo ao contexto do negócio. Aqui na Teorema fornecemos soluções para CLP de forma qualificada e confiável, e você terá um CLP dimensionado à sua necessidade. Clique aqui para entrar em contato com a nossa equipe e obter um orçamento.

 

Comentários