Blog

thumbnail

CG2035 propõe sinergia em prol da inovação

Na última quinta-feira, 9, Guarapuava comemorou o seu aniversário de 202 anos. E, nesse contexto, a Conferência Guarapuava 2035 está movimentando a cidade na busca por unir forças e desenvolver ações para impulsionar a inovação na região Centro-Sul do Paraná. A fim de melhor apresentar o movimento, a Comunicação Teorema Sistemas conversou com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Guarapuava, Sávio Denardi, e com o Gestor de Projetos do Sebrae-PR, Agenor Felipe Krysa.

Denardi: união é essencial

A CG2025 foi criada no âmbito do Fórum de Ciência, Tecnologia & Inovação de Guarapuava, com uma intensa parceria com a Prefeitura e o Sebrae-PR. “Podemos dizer que foi cocriada por todos os participantes do fórum, a fim de chamar toda a sociedade para discutir e planejar nossa cidade para o ano de 2035”, destacou Denardi.

Segundo o secretário, a união das entidades, empresas e universidades é fundamental para o êxito do processo. “A sinergia pretende formar uma agenda unificada em que todos os parceiros possam trabalhar juntos com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas e também conseguir uma maior disseminação das ações”, explicou.

No ponto de vista de Denardi, as ações desenvolvidas até agora têm sido muito gratificantes. “Nossa proposição de 50 dias de conferência, com cerca de 50 eventos, está atingindo diversos setores. Estamos realizando uma ampla discussão, desde legislação até a inclusão dos estudantes do ensino médio. Focando em universitários, empresários, professores. Enfim, há programações para todos que fazem parte desse ecossistema”, contou.

“Sem dúvidas, se cada um assumir o seu papel, chegaremos a 2035 como desejamos. Neste momento, os interessados em fazer parte podem baixar o aplicativo CG2035 e participar dos eventos”, orientou Denardi.

 

Potencial

Conforme Krysa, a região possui potencial intelectual que pode servir de impulsionamento para a inovação e o desenvolvimento. “O sucesso da inovação depende de um ecossistema, Guarapuava possui atores capazes de fortalecer esse ecossistema e com isso estimular a transformação no âmbito regional”, disse.

Krysa: resultado da ação conjunta

O papel do Sebrae na CG2035, junto de outras 30 instituições envolvidas no fórum, é propor ações. “Temos trabalhado com as seguintes temáticas centrais: Políticas Públicas para a Inovação, Guarapuava Cidade da Próxima Geração, Educação e Empreendedorismo e Ecossistema de Inovação”, indicou Krysa.

Conforme o gestor de projetos, a partir dessa perspectiva, a previsão é que os efeitos começarão a aparecer em virtude do envolvimento de todos os setores da sociedade. “Outro objetivo é que em cada ação sejam desenvolvidas propostas específicas para 2035. Os resultados dessas ações serão publicados em um livro, que servirá também como uma agenda para discussões e ações futuras”, finalizou.

A Teorema Sistemas faz parte do Fórum CT&I e tem se envolvido nas atividades da CG2035.

 

Comentários