Blog

thumbnail

Conheça as integrações BB Boleto com PIX e PIX na frente de caixa

Já não lembramos como era nossa vida sem o PIX, não é mesmo? O serviço que vem revolucionando o sistema de pagamentos no Brasil e está disponível desde o final de 2020 caiu no gosto da população, não só por seus custos reduzidos, mas principalmente pela disponibilidade em qualquer dia e horário, facilidade, segurança e rapidez, fatores que contribuíram para sua aceitação, democratizando as transferências de recursos.

Ézer: empresas precisam do PIX integrado

De acordo com o gerente de Cash Management da Diretoria de Soluções em Meios de Pagamentos e Serviços (DIMEP) do Banco do Brasil, Ézer Willian Mariano da Silva, o grande diferencial do PIX em relação aos serviços tradicionais é que ele concentra em uma única solução a facilidade de ser iniciado tanto pelo pagador quanto pelo recebedor.

No primeiro caso, seria em substituição, aos agora antigos TED e DOC, porém com vantagens de utilização da famosa chave PIX, ao invés de dados bancários completos, além da efetivação em qualquer dia e horário. Nesse caso, a transação ocorre de maneira muito fácil pelo pagador, porém, para o recebedor demanda uma conciliação manual e pontual.

Já quando iniciado pelo recebedor, permite apresentação de um QRCode único, ou mesmo o PIX copia e cola, nessa situação atende uma gama de interações entre empresas e consumidores, sendo concorrente por exemplo ao boleto bancário, o cartão de débito, dentre outros.

.

Integração em sistemas

Mantidos todos os benefícios para quem está pagando, existe a vantagem ao recebedor em poder integrar a solução em seu próprio sistema, sendo mais uma opção de recebimento disponível na frente de caixa dos pontos de vendas.

“Funciona assim: em comunicação direta com o Banco do Brasil através de uma tecnologia segura chamada API, seu sistema inicia o PIX para recebimento, apresentando um QRCode em tela, ou outro dispositivo, para que seu cliente faça a leitura no aplicativo do banco dele, a verificação da liquidação é instantânea, eliminando a necessidade de um funcionário do financeiro acessar a conta para consultar o crédito, a transação também já pode nascer conciliada dentro do contas a receber, uma vez que o sistema da empresa pode identificar o crédito e fazer a vinculação a venda”, destacou Ézer.

Na opinião dele, não há dúvidas de que as empresas precisam do PIX integrado aos sistemas. “A melhor parte é que a Teorema Sistemas já disponibiliza essa solução integrada ao Banco do Brasil, ative hoje mesmo e aumente suas vendas ao proporcionar uma melhor experiência de pagamentos aos seus clientes, bem como uma redução de custos com eliminação dos atuais processos manuais para conferência e conciliação”, afirmou o gerente.

.

Projeto piloto e planejamento de novidades

De acordo com o CEO da Teorema Sistemas, Rui Primak, a solução PIX é utilizada pela empresa desde o início do ano enquanto cliente do Banco do Brasil e, também, como fornecedora da novidade para quem utiliza o ERP.

“Como estamos em um projeto piloto do Banco do Brasil, temos acesso facilitado à tecnologia e à equipe do BB e, assim, mantemos o objetivo de em breve agregar outras funcionalidades do PIX que estão sendo lançadas pelo Banco Central ao nosso sistema”, contou.

Rui: convidamos aos clientes para que ativem a solução

Segundo Rui, o Boleto com PIX, já integrado e em execução, permite reduzir custos de recebimento, amplia a segurança e é muito mais rápido. Assim, apresenta uma série de benefícios. “Convidamos a todos os nossos clientes que entrem em contato com o Suporte Técnico para ativar essa funcionalidade”, destacou.

 

Foto Ilustrativa: Freepik.

Comentários