Blog

thumbnail

Guarapuava se destaca em hackathon sobre cidades inteligentes

Participantes de todo o Paraná

O ecossistema de inovação de Guarapuava obteve o segundo lugar durante o Hackathon Cidades Inteligentes, realizado no município de Realeza (PR) no mês de julho, mais especificamente entre os dias 14 e 16. A Teorema Sistemas esteve representada na equipe por meio da participação do seu Diretor de Inovação, Gustavo Ribas de Campos Pinto.

Hackathon é um tipo de evento caracterizado por ser uma maratona que reúne profissionais com diferentes bagagens de vida, tendo um destaque nas áreas de programação e  design, a fim de pensar em soluções e de discutir ideias que possam melhorar a vida das pessoas. 

Premiação no dia 30 de julho

Dentre outras empresas e instituições locais participantes e apoiadoras, a ideia de estar em Realeza partiu do Cilla Tech Park junto ao apoio do Sebrae. Além de Gustavo, que também participa do NTI e do Fórum CT&I, o time contava com Isabela Queiroz, diretora do Celeiro de Inovação do Cilla Tech Park e representante do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava; Isabela Edling, acadêmica e representante do Cilla Tech Park; Heverson Pereira, da Fuel Agência Web e Moema França, da Faculdade Guarapuava. Eles criaram a proposta “Vidro de Volta”, um aplicativo voltado para a reciclagem, pelo qual as pessoas podem entrar em contato com coletores e são recompensadas por destinarem os resíduos da maneira correta.

De acordo com Gustavo, a partir de quando recebeu o convite e passou a integrar o grupo, as ideias começaram a surgir, sempre buscando soluções que pudessem ter uma participação de toda a sociedade. “Com certeza estar em uma equipe premiada por sua ideia é muito bom, mas para mim fica como aprendizado toda a troca de experiência que ocorreu durante esta viagem, além da aproximação com colegas do nosso ecossistema”, contou o diretor.

Para ele, a diversidade de perfis dos integrantes, com abordagens diversificadas, foi um ponto de destaque. “O Hackathon nos deu muitas outras ideias e também me ajudou a entender melhor aquela frase que diz que ‘a melhor parte de uma viagem é o caminho, não o destino”, finalizou Gustavo.

Comentários