Blog

thumbnail

Hub Inovacig objetiva estimular cultura da inovação nas empresas

Claudinei: soluções inovadoras

A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) conta com um Hub de Inovação. O Inovacig terá a sua gestão executiva conduzida pelo Núcleo de Tecnologia e Inovação (NTI) da entidade e pretende promover a interação entre diferentes agentes, estimulando a criação de ideias inovadoras.

Para o presidente da Acig, Claudinei Pereira, a iniciativa auxiliará os associados a enfrentarem desafios do presente e do futuro. “O objetivo é mapear as necessidades dos associados e conectar soluções inovadoras. Acreditamos que, quando o Hub estiver operando, ele trabalhará com foco em inovação, o diferencial das empresas”, ressaltou Claudinei.

De acordo com o idealizador do Hub, o empresário Robson Krieger (K13 Agência Web), os associados serão beneficiados a partir da promoção da cultura de inovação nas empresas, acesso a conhecimento através de conteúdos e soluções inovadoras, eventos e encontros com pautas específicas que possam antecipar tendências do mercado.

Antonio: gestão do NTI

Além disso, o hub contará com um espaço criativo e colaborativo para realização de reuniões, workshops e encontros com colaboradores. “Trata-se de um ambiente que respira inovação e incentiva a criatividade e a busca por soluções disruptivas. O networking com fornecedores para geração de negócios será facilitado, já que o Hub objetiva conectar as dores e as necessidades dos associados com soluções inovadoras disponíveis no mercado. Dessa forma, os membros poderão identificar e implementar rapidamente melhorias em seus negócios, crescendo e fortalecendo a competitividade”, ressaltou Robson.

Já para o coordenador do NTI, Antonio Rogerio Szczepanik Junior (1Bridge Solutions), trata-se de uma iniciativa fundamental para os dias atuais e que vai reforçar a atuação do núcleo. “O Hub será o integrador de toda uma cadeia que passa por entender onde as empresas estão em relação à maturidade digital e entrega um portfólio de soluções que permitirão a evolução do negócio e, consequentemente, o sucesso das empresas”, falou.

 

Nascimento da ideia

De acordo com Robson, a ideia surgiu a partir de sua participação no Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava. “Durante uma viagem a Piracicaba (SP), conheci Hubs de Inovação focados no agronegócio e percebi o quanto esses espaços impulsionaram o ecossistema local, promovendo a interação entre diferentes agentes e estimulando a criação de ideias inovadoras. Atualmente, Piracicaba é referência no Brasil em soluções voltadas para o agronegócio”, contou.

Robson: cultura da inovação

Inspirado por essa experiência, decidiu propor a criação de um Hub de Inovação em Guarapuava. “Como sou um dos diretores da Acig, percebi que as empresas são o motor para ambientes inovadores como esse. O projeto nasceu no âmbito corporativo, com a intenção inicial de mapear as necessidades dos associados e conectar soluções por meio do Hub. Durante o planejamento, foram elaborados diversos serviços para serem desenvolvidos neste ambiente inovador, fortalecendo todo o ecossistema da associação e região”, destacou Robson.

“Não podemos deixar de mencionar nosso grande parceiro, Agenor Felipe, do Sebrae, e os novos parceiros que surgiram ao longo do processo, como a EPAX e a BBS Studio. Eles foram fundamentais na criação deste ambiente”, finalizou.

 

.

Fotos: Acig e Divulgação

Imagem: Adobe Stock

Comentários