Blog

thumbnail

Indústria de rações ganha agilidade com automação de chão de fábrica

Sócio-diretor Éder Brugnara

A Teorema Sistemas, em parceria com a SCL Automação, implantou automação do sistema ERP no cliente Rações Sertaneja Ltda em 2018, a fim de otimizar a gestão. O sistema permite o comando e controle de todo o processo de produção, desde o recebimento e acondicionamento de matérias-primas a granel, estocagem, moagem, dosagem, pesagem assistida, mistura e expedição do produto final.

A Rações Sertaneja Ltda, sediada no município de Água Doce (SC), atua no mercado dos estados do sul do Brasil. É uma indústria de rações para ruminantes, fundada em 2005 que desde 2011, está sob o comando do sócio-diretor Éder Fernando Brugnara.

De acordo com ele, há uma série de pontos positivos gerados pela automação. “Além da agilidade e da confiabilidade do sistema, conseguimos bloquear e rastrear erros humanos, permitir que a planta que consiga atingir o seu máximo potencial de produção sem causar danos aos equipamentos, monitoramento de manutenção preventiva de equipamentos. O sistema permite a total rastreabilidade de todo o processo de produção e expedição, atendendo as normas implantadas na BPF (Boas Práticas de Fabricação)”, contou Éder.

No caso da dosagem de produtos, para citar um exemplo, o sistema automatizado garante uma precisão muito superior ao sistema manual, além de garantir rastreabilidade e a auditoria em todo passo do processo de fabricação de cada batelada ou de cada ordem de produção.

Comentários