Blog

thumbnail

Ipec, uma avançada plataforma de pesquisas genômicas

Foto do médico presidente do Instituto

Dr. David, presidente do Ipec

O Ipec (Instituto para Pesquisa do Câncer) é uma das maiores plataformas do Brasil de pesquisas genômicas em saúde humana, agricultura e pecuária avançada e está localizada em Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná.

A sua fundação ocorreu em novembro de 2019 através de parceria tripartite entre Universidade Estadual do Centro-Oeste, Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) e Cancer Center (São Vicente/Erasto Gaertner), no bairro Cidade dos Lagos.

De acordo com o presidente do Ipec, o médico Dr. David Livingstone Figueiredo, que também é docente coordenador do curso de Medicina da Unicentro, o Ipec encabeça a rede genômica do Estado, contando com a participação de 17 instituições – incluindo aí todas as universidades estaduais do Paraná, a UFPR, a PUCPR, o Pequeno Príncipe, e outras – somando mais de 200 pesquisadores.

Dentre projetos que estão em desenvolvimento e evidenciam o potencial do Ipec, estão: Covid-19 e outro de Análise Genômica de Marcadores de Precocidade Produtiva e Reprodutiva em Angus. Mais iniciativas estão previstas para 2021, tais como: Projeto de Investigação de Deficiência Mental Idiopática nas Apaes, além de investigações focadas em câncer, como sobre câncer hereditário e câncer em jovens. “Temos, ainda, o projeto Genoma Populacional de Guarapuava, que devemos lançar ainda este ano e será um verdadeiro marco”, afirmou o Dr. David.

As pesquisas propostas pelo Ipec possuem caráter translacional, ou seja, objetivam estabelecer conexões com inovação em saúde a fim de gerar produtos que beneficiem a população. De tal modo, o investimento e o apoio são fundamentais. Em breve, o site estará no ar. Acompanhe!

Fotos: Ipec

Comentários