Blog

thumbnail

Nova coordenação do NTI destaca metas para 2023 e potencial do setor na região

Parte da nova chapa: Robson, Antonio e Paulo

O Núcleo de Tecnologia e Inovação (NTI) da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), entidade da qual a Teorema Sistemas faz parte, está com uma nova coordenação. A chapa é composta pelo coordenador Antonio Rogerio Szczepanik Junior (1Bridge Solutions), pelo vice-coordenador Robson Krieger (K13 Agência Web), pelo secretário Paulo Meister (V4 Company) e pelo tesoureiro Felipe Karpstein (Shooting House).

De acordo com Antonio, já existe um importante trabalho em andamento que foi iniciado em 2022 por meio do planejamento estratégico conduzido pela coordenação anterior. “O planejamento passou por algumas etapas até a definição de ações estratégicas que, no entendimento do grupo de trabalho, se forem executadas irão impulsionar o setor e também fortalecer e gerar mais competitividade para as empresas nucleadas”, comentou.

“Diante disso, nossa principal perspectiva é dar continuidade a esse trabalho para que ele seja concluído e gere os resultados esperados para o setor”, completou o coordenador.

Por ser uma cidade polo na região central do Paraná, Guarapuava possui um relevante potencial na área da tecnologia. “Estamos em um caminho muito animador. Nesse contexto, o Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação com foco no projeto Guarapuava 2035 é o grande catalizador deste movimento”, ponderou Antonio, explicando que o NTI está conectado ao ecossistema de inovação e as ações devem ser realizadas em conjunto a fim de atingir resultados mais expressivos.

 

Metas

O Núcleo de Tecnologia e Inovação de Guarapuava, vinculado à Acig, atua no desenvolvimento das empresas nucleadas, nas áreas de gestão, mercado, marketing, modelo de negócios etc, com o objetivo de aprimorar e desenvolver competitividade e crescimento econômico.

Dentre as metas para 2023, estão as seguintes:

  • Aumento no número de empresas nucleadas;
  • Aumento na densidade empresarial;
  • Aumento no número de profissionais capacitados na região;
  • Oferta de programas e projetos voltados à capacitação das empresas nucleadas em nível de excelência;
  • Aumento no número de ações realizadas pelo NTI;
  • Crescimento das empresas nucleadas em aspectos de mercado e estrutura;
  • Participação do NTI ativamente em governanças setoriais, empresariais, conselhos e demais ações de fortalecimento do ecossistema;
  • Concretização do HUB INOVACIG com um habitat de inovação ativo na geração de negócios;
  • Consolidação do evento CODE360º como um marco de desenvolvimento para a região central do Estado do Paraná.

 

Papel do NTI

De acordo com a coordenação do NTI, pensando no ecossistema de inovação de Guarapuava, o papel do Núcleo se divide em cinco abordagens:

  • Institucional: O NTI buscará posicionar-se perante o ecossistema, assumindo protagonismo na pauta relacionada à tecnologia e à inovação e, juntamente com isso, também tem a função de representar o setor e demonstrar sua relevância por meio de indicadores de presença e resultado.
  • Capacitação de mão de obra: Caberá aos nucleados do NTI a articulação para a geração de capacitações para profissionais das empresas, ou mesmo de mercado, com foco na atração de novos talentos.
  • Conexão com Instituições de Ensino: Compreendendo a importância da formação de capital humano para o desenvolvimento do setor, o NTI atuará junto ao setor educacional buscando sinergias. Assim, incluirá sua pauta nas discussões, projetos e eventos das instituições como forma de estimular a próxima geração a atuar no setor de tecnologia.
  • Conhecimento: É papel do NTI atuar como promotor de conhecimento para as empresas nucleadas. Os temas em destaque se relacionam à gestão, competitividade, inovação, mercado, crescimento etc. e sempre contemplam a formação empresarial.
  • HUB de Inovação: O NTI vai atuar na gestão do HUB INOVACIG. A iniciativa pretende gerar negócios, formações e capacitações que estimulem a cultura da inovação.
    .Imagem ilustrativa: Adaptada com Adobe Stock.

Comentários