Blog

thumbnail

NTI/Acig promove 1º Encontro DEVS

 O Núcleo de Tecnologia e Inovação (NTI) da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) promoveu, na manhã ensolarada do dia 19 de novembro, um sábado, a primeira edição do Encontro DEVS, que ocorreu em uma chácara próxima à área urbana da cidade. A temática do evento direcionado a profissionais da área de desenvolvimento foi a discussão a respeito de processos relacionados às etapas de desenvolvimento de produtos. 

O Encontro DEVS contou com apoio do Sebrae-PR e patrocínio das empresas nucleadas: Shooting House, Fuel, K13, Let’s, Ponto Gestor, 1Bridge e Teorema Sistemas. O articulador das discussões foi o professor e pesquisador Carlos Iatskiu (Centro Universitário Guairacá). 

Evento reuniu várias empresas da cidade

“Tivemos a participação de 50 pessoas. Os profissionais ligados ao setor de desenvolvimento foram divididos em equipes e puderam trocar experiências, apresentando exemplos práticos de como propor soluções às dificuldades do dia a dia. Na parte final, foram compartilhadas as ideias dos grupos com todos os presentes. No encerramento, realizamos uma confraternização, com a expectativa de um próximo evento”, comentou o Diretor de Inovação da Teorema e Coordenador do NTI/Acig, Gustavo Ribas de Campos Pinto.

De acordo com o sócio da Shooting House, Felipe Karpstein, que foi o principal idealizador do encontro, o objetivo principal foi promover a integração. “Foi um evento descontraído e agradável, em que pudemos realizar uma importante troca de experiências entre os programadores e, com isso, acreditamos enriquecer a atividade profissional, visto que os participantes puderam enxergar os desafios pela perspectiva dos colegas de profissão. Esperamos que este seja o primeiro de vários eventos promovidos pelo núcleo para fortalecer o networking entre as empresas de tecnologias de Guarapuava”, disse Felipe.

A Teorema Sistemas esteve representada no encontro com 11 profissionais que atuam no desenvolvimento.

 

Percepções

O estudante Alan Gabriel dos Santos Kuiawa participa do projeto Capacita Tech Guarapuava na Teorema Sistemas há 10 meses. De acordo com ele, um dos tópicos importantes abordados foi a importância de investimento em testes. “Dentre os tópicos abordados, este foi um dos mais citados”, comentou Alan.

Para o programador Wellington José Groxko, da área de análise e desenvolvimento da Teorema Sistemas, a experiência foi enriquecedora.

No grupo em que fiquei, os temas mais marcantes foram comunicação, testes e solução de problemas. A oportunidade de entender um pouco como cada empresa trabalha e a maneira como lida com os desafios foi bastante interessante e contribuiu para o meu desenvolvimento profissional, afirmou Wellington.

Segundo o analista de sistemas Bernardo Beppler, Scrum Master do desenvolvimento Web da Teorema Sistemas, o encontro DEVS trouxe uma nova perspectiva em relação ao cenário do desenvolvimento na cidade.

Pudemos perceber que as empresas, apesar de terem produtos diferentes, passam por desafios semelhantes no dia a dia. Dessa forma, poder trocar ideias e experiências foi muito enriquecedor. Acredito que este evento tenha sido apenas o início de uma maior colaboração entre as empresas e entidades da cidade, finalizou Bernardo.

Comentários