Blog

thumbnail

Para gerente do Sebrae, foco de 2022 será a inovação

Joel: organização do ambiente de inovação

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas desempenha um papel importante na região, no Estado e no país, pois auxilia na expansão e na modernização dos negócios espalhados pelo território nacional, por meio de capacitação, consultoria e outras ações. O gerente regional de Ponta Grossa do Sebrae-PR, que contempla também Guarapuava, é Joel Franzim Junior. Nesta entrevista exclusiva à Comunicação Teorema Sistemas ele avalia os desafios de 2021 e aponta alguns caminhos para o ano que se inicia. Diante ainda dos impactos da pandemia, houve aceleração de processos relacionados à digitalização. Uma palavra-chave em todo este contexto é a inovação. Confira!

*

Como avalia o ano de 2021 no que diz respeito aos avanços e desafios para o desenvolvimento dos projetos do Sebrae na região?

Os últimos dois anos foram de aprendizados substanciais para todos. Os desafios em 2020 foram mais pesados e críticos, pois estávamos com muitas incertezas diante da pandemia e seus reflexos. Tivemos ameaças de retirada de recursos do Sebrae, e isso também afetou a nossa atuação, pois precisamos nos adequar fisicamente e financeiramente para fazer frente. Toda essa situação nos obrigou a acelerar o processo de digitalização que já vinha em curso. Partimos fortemente para implantação dos atendimentos remotos, cursos virtuais, consultorias a distância, disponibilização de conteúdos digitais, ampliação de plataforma digital, entre outras ações. Em 2021, fizemos a consolidação de boa parte dessas estratégias e conseguimos ampliar o atendimento às micro e pequenas empresas com relação ao suporte de ajuste da gestão e posicionamento mercadológico com novos modelos de negócios e tendências de consumo. Sem contar a orientação e auxílio na aproximação dos empresários para o crédito.

*

Quais foram os impactos mais perceptíveis da pandemia?

Pudemos perceber que alguns segmentos foram mais atingidos, como o turismo e toda a sua cadeia, restaurantes, empresas de eventos, hotéis, etc. Muitas empresas, que não estavam com a gestão equilibrada sofreram mais e foram obrigadas a encerrar suas atividades. Em contrapartida, a criatividade e agilidade de outros permitiram a permanência no mercado, chegando ao ponto de aumentarem suas vendas e descobrirem novos nichos de mercado.

*

Ao mesmo tempo, houve avanço em abordagens e práticas inovadoras?

Sim. Todas as empresas foram obrigadas a revisitar suas atuações. No Sebrae não foi diferente. Por exemplo, estamos em processo de MVP (Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável) de duas estratégias que serão revolucionárias em nossa atividade. Uma é referente a parcerias com entidades empresariais, universidades, entre outros, para implantação de novo modelo de Ponto de Atendimento, totalmente gratuito, com acesso a conteúdos digitais. Outra atividade é a nossa atuação com empresas licenciadas para operarem com a marca Sebrae, Além disso estamos colocando em operação o nosso marketplace para que empresários possam fazer aquisição de cursos e consultorias de forma direta, eletrônica e com menos burocracia.

*

Quais são as perspectivas, tendências e projetos para 2022?

Trabalhamos com projetos plurianuais. Em 2022 encerraremos alguns projetos e, para 2023, abriremos possibilidade de novas atuações, ampliação de projetos, mudança de atuação setoriais, entre outras. O fato é que a principal temática será a inovação. Levaremos essa temática para as empresas, auxiliando para que todos tenham condição de crescer e implantar processos contínuos nos seus negócios. A organização do ambiente de inovação também será uma prática que fortaleceremos. Atuação junto aos ecossistemas de inovação, universidades, parques tecnológicos e toda as instituições que possam contribuir.

*

Pode nos falar um pouco mais sobre a abrangência da regional do Sebrae?

O Sebrae tem a territorialidade como premissa de atuação, respeitando as diversas características de nosso Estado. A partir desse ano, temos sete escritórios regionais. A nossa é a Regional Centro, com sede em Ponta Grossa, e escritório em Guarapuava, além de um Hub de Inovação dentro do Cilla Tech Park. Temos ainda dois escritórios de articulação: um em Telêmaco Borba e outro em Irati. Teremos ainda atuação direcionada aos municípios que têm baixa interação conosco, com consultores exclusivos para desenvolverem políticas públicas e empresariais para fomentar o desenvolvimento nessas cidades.

*

Imagem ilustrativa: Freepik

Comentários