Blog

thumbnail

Parques tecnológicos têm potencial para desenvolver regiões

Um parque tecnológico se caracteriza por ser um ambiente onde se concentram empresas, instituições de ensino, habitats de inovação e incubadoras. Em conjunto, criam um ecossistema que propicia a inovação tecnológica.

Os parques tecnológicos têm como base a Tríplice Hélice, que consiste na sinergia entre empresas, universidades e poder público em prol da sociedade. A soma de forças e expertises gera inovação.

O Cilla Tech Park, por exemplo, está localizado em Guarapuava, no bairro planejado Cidade dos Lagos, e é um dos 18 parques tecnológicos pré-credenciados pelo Governo do Paraná. Em menos de um ano de existência, o CTP já vem mostrando o seu grande potencial e também a sua escalabilidade.

De acordo com o CEO do Cilla Tech Park, Paulino Lorenzo, a gestão ocorre por meio de uma Associação Civil Sem Fins Lucrativos, que atua com entusiasmo para que o parque possa cumprir a missão de transformar e impactar positivamente a região.

“Somos um parque de 4ª geração porque somos inclusivos, eficientes e sustentáveis. Este tipo de ambiente é denominado Distrito de Inovação”, destacou.

Projetos do Cilla Tech Park

Paulino Lorenzo

Conforme Lorenzo, o CTP está em fase de tração. Isso significa que a equipe envolvida está realizando contatos e conhecendo ambientes inovadores em diversas partes do Brasil e do mundo. “Devemos assinar um termo de cooperação com o Parque Tecnológico Itaipu (Foz do Iguaçu) para troca de conhecimentos e know-how. Estamos, também, mapeando startups para incubação”, contou.

O maior projeto, que já está em funcionamento, é o IPEC (Instituto de Pesquisa do Câncer), especializado em pesquisa genômica e estruturado com equipamentos de última geração. “A partir do IPEC nós vamos estabelecer o Genoma Valley, um habitat de inovação que será ímpar no Brasil e raríssimo no mundo”, destacou Lorenzo.

Comentários