Blog

thumbnail

Possibilidades da automação na Indústria 4.0

Nikolas H. Barbosa

É fato que hoje a automação está presente no nosso dia a dia em praticamente todas as atividades. Falando especialmente sobre o ramo industrial, o processo de transformação chamado de Indústria 4.0 introduz conceitos de integração de produção e gestão desde os níveis mais básicos até os da alta hierarquia da pirâmide da automação, com a disponibilização de dados apurados. A Teorema Sistemas, em conjunto com a SCL Automação, já desenvolveu dois cases de sucesso onde o pilar principal foi justamente a integração entre gestão e produção.

O primeiro, que funciona no cliente desde 2018, foi aplicado em uma fábrica de rações. Nesta indústria, a ordem de produção do produto a ser elaborado é importada no sistema de automação de maneira automática, sem a interferência do operador para a produção da ração desejada. Após a conclusão da receita, os valores de cada item utilizado são exportados novamente ao sistema ERP para informá-lo exatamente sobre as quantidades utilizadas de cada matéria-prima. Isso gera uma rastreabilidade grande ao processo, além do acompanhamento em tempo real dos estoques disponíveis de matéria-prima.

O segundo projeto foi implantado em uma fábrica de painéis de madeira, onde já existia um sistema de automação que disponibiliza dados ao sistema de supervisão implantado pela SCL. Este, por sua vez, a cada troca de turno, envia as quantidades produzidas de chapas e produtos químicos das duas linhas existentes no sistema. Assim, todo o trabalho manual que antes existia para apontamento de produção e consumo de químicos, agora passa a ser automático.

Confira entrevista com o diretor comercial da SCL Automação, Nikolas Hennemann Barbosa, a respeito deste tema.

 

No que se refere a ferramentas de automação industrial, o que é CLP?

CLP, em sua tradução, significa Controlador Lógico Programável. É um equipamento industrial capaz de controlar máquinas ou processos. Ele é responsável por fazer o monitoramento de todos os sensores instalados na planta industrial e, por meio do programa desenvolvido nele, é capaz de fazer o acionamento e desacionamento dos atuadores da fábrica, como válvulas, motores, contatores, inversores de frequência e soft-starters.

 

Quais são os benefícios, nos dias de hoje, de ferramentas de automação industrial?

Importante salientar que automação industrial não é sobre desempregar pessoas, mas sim sobre capacitá-las para que possam operar os sistemas automáticos desenvolvidos pelas empresas. Além disso, a automação muitas vezes acaba trazendo uma melhora significativa na qualidade de vida do trabalhador. Um exemplo muito claro disso ocorre em empresas siderúrgicas e de fundição. Antigamente, um operador era responsável por manusear o forno onde as peças são derretidas para posteriormente serem colocadas nos moldes. Este operador estava o dia todo sob efeito do intenso calor gerador pelo forno em um ambiente perigoso e insalubre. Hoje, grandes empresas do ramo investem pesado na substituição deste operador por células robotizadas, uma vez que o trabalho é repetitivo e um robô sofre muito menos com as intempéries do ambiente do que um humano.

 

Qual é o papel de um CLP nesse contexto?

O CLP é considerado o cérebro das indústrias que possuem a automação aplicada. É por meio dele, e do código desenvolvido pelo programador, que ele desempenhará as funções pertinentes ao processo em que está alocado. Existem diversas marcas de CLPs e diversos modelos, podendo atender as aplicações mais simples. Cabe ao profissional de automação ou à empresa contratada para o serviço realizar o correto dimensionamento do sistema e encontrar a melhor relação custo-benefício.

Além disso, o CLP tem também a capacidade de se comunicar com outros equipamentos como Interfaces Homem-Máquina, Sistemas de Supervisão e, inclusive, com sistemas ERP. A união de todas essas camadas reflete em um ambiente fabril de alta integração de dados, onde a produção e a gestão se encontram facilmente, podendo trazer diversas informações que ajudarão os líderes a tomarem boas decisões.

 

Comentários