Blog

thumbnail

Programadores da Teorema comentam sobre a profissão

O Dia do Programador é comemorado em 13 de setembro. Trata-se de uma das profissões que mais se destaca nos últimos anos, tendo em vista a sua importância nas diversas áreas da sociedade para a criação de soluções que melhoram a vida das pessoas e facilitam as operações do dia a dia.

Quem atua na área deve ter o desejo de se aperfeiçoar sempre, pois é necessário estar por dentro das novidades em seus respectivos ramos de atuação, já que as transformações digitais não param de acontecer.

Para celebrar a data, a Teorema Sistemas convidou dois dos programadores que estão há mais tempo na empresa, Julio Cezar Fabiane (Equipe de Inovação) e André Baran dos Santos (Equipe de Desenvolvimento) para falarem um pouco a respeito da profissão.

 

SOFT SKILLS

Na opinião de Julio, o desafio diário é encontrar um problema e desenvolver algo que o solucione da melhor maneira possível. “Acredito que na programação não existe tecnologia/linguagem melhor ou pior, mas sim aquela que se encaixa melhor a um propósito”, disse.  No ponto de vista dele, outras soft skills são importantes, como a curiosidade: “Não basta saber programar, pois ao atuar em um projeto é necessário entender sobre o seu contexto de aplicação. Como a Teorema possui clientes em diferentes setores, isso agrega bastante conhecimento, pois todos os dias aprendemos algo novo”, afirmou.

Segundo o programador André Baran, outra característica marcante para atuar na área é a adaptação. “Não referente apenas a tecnologias, o que é importante, uma vez que atualmente é necessário ter conhecimento em diversas linguagens de programação, mas também ter essa capacidade de se adaptar em relação ao produto final a ser desenvolvido”, comentou.

Sendo assim, para André, falando também sobre o contexto da Teorema Sistemas, o programador precisa compreender, por exemplo, desde contabilidade até processos de produção industrial, somando habilidades lógicas para aplicá-las dentro de uma linguagem de programação ou, em algumas situações, mais de uma linguagem, uma vez que podem ser realizadas integrações com outras tecnologias.

 

DEPOIMENTOS

  • Julio Cezar Fabiane
    Programador da Equipe de Inovação

Julio: curiosidade

“Ingressei no curso de Ciência da Computação em 2009 e consegui o primeiro trabalho em 2011, como estagiário em desenvolvimento web. Trabalhei com criação de sites, e-commerces, entre outros. Adquiri certa experiência nessa área e, então, resolvi continuar investindo nela. No início trabalhei construindo layouts com HTML, CSS, Javascript e também tive contato com WordPress e Magento. Entrei na Teorema Sistemas em 2015 e, desde então, atuei em vários projetos. Trabalhamos com integrações do sistema da empresa com e-commerce, e também tinha necessidade de criar produtos web para os clientes. Com isso, também precisei trabalhar com outras linguagens, como Java, Kotlin e PHP”.

 

  • André Baran
    Programador da Equipe de Desenvolvimento

André: adaptação

“Sou formado em Ciência da Computação desde 2010. Logo em 2011 iniciei minha carreira profissional como programador Delphi dentro da Teorema Sistemas trabalhando nas mais diversas áreas de abrangência da empresa. Recentemente, em 2021, finalizei o curso de pós-graduação e Desenvolvimento Web Mobile trabalhando preferencialmente com o fremework Laravel. Na Teorema Sistemas trabalhamos com uma grande gama de ramos de atividades de nossos clientes, isso me agregou muito conhecimento em diversos campos de aplicações, contribuindo e muito para construção do programador que me tornei”.

 

Comentários