Blog

thumbnail

Projeto promove oportunidades para imigrantes ucranianos também na inovação

Landing page do projeto

O Paraná, e com destaque a região de Guarapuava, possui expressiva influência da cultura ucraniana, com comunidades participativas e trabalho árduo de descendentes e imigrantes.  Nos últimos meses, em virtude da invasão da Ucrânia pela Rússia, um número maior de pessoas está vindo ao Brasil em busca de oportunidades e de esperança. Nesse contexto, parceiros fazem parte de um projeto de mobilização social com foco na empregabilidade, o Help Ucrânia Paraná.

A proposta conta com Humanitas Brasil-Ucrânia, Cilla Tech Park, Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava e seu Núcleo de Tecnologia e Inovação (do qual a Teorema Sistemas faz parte), a empresa Qintess (Rio de Janeiro) e a Fuel Agência Web, responsável pela landing page que pode ser acessada aqui.

A página on-line criada objetiva parametrizar dados de ucranianos que possam estar chegando em Guarapuava, coletando informações sobre faixa etária, escolaridade e outras questões que possam possibilitar um apoio mais efetiva ao público-alvo.

De acordo com a coordenadora de Empreendedorismo, Novos Negócios e Comunicação do Cilla Tech Park, Krishna Lorenzo, o trabalho da Humanitas Brasil-Ucrânia foi acolhido e impulsionado na cidade. Empresários e representantes de entidades se juntaram à iniciativa com muito entusiasmo.

Krishna: mobilização social

Assim, na página lançada os imigrantes interessados no projeto preenchem um questionário. No fim dele, existe uma pergunta focada se há experiência da pessoa na área da tecnologia e inovação. Se houver essa aptidão, ela é direcionada a um novo questionário com questões específicas para esta linha de atuação, apontando possíveis vagas em empresas apoiadoras.

“Para nós do Cilla Tech Park é muito importante fazer parte de projetos que envolvam pessoas, pois um dos nossos papeis é justamente a mobilização social. Sabemos da importância da cultura ucraniana em nossa gastronomia, arquitetura, costumes. Como parque tecnológico, temos interesse em apoiar projetos como esse”, comentou Krishna.

 

Comentários