Blog

thumbnail

Projetos culturais destacam memória de Marina Karam Primak em Guarapuava

Teatro Municipal ganhou o nome de Marina

Filha de Nuhar Karam e Edson Luiz Primak, Marina Karam Primak morava em Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, e faleceu aos 12 anos, em 2020, após tratamento contra câncer. Ela tinha um grande amor pelas artes, pois atuava como bailarina, atriz e cantora. Devido à mobilização de muitas pessoas que a amavam, o Teatro Municipal ganhou o seu nome e mais iniciativas estão acontecendo para valorizar o seu legado e auxiliar outras crianças que, como ela, têm encanto com a dança e o teatro. Conheça algumas delas!

 

Projeto de Apoio à Cultura e à Leitura

O Centro de Artes La Bayadère abriga o Projeto de Apoio à Cultura e à Leitura Marina Karam Primak, que tem como objetivos: promover a dança como forma de expressão corporal e artística e a alfabetização para a vida através da dança e do teatro, para crianças e pré-adolescentes, resgatando valores, preparando cidadãos responsáveis e conscientes capazes de modificarem seu próprio meio. Esperam-se como benefícios sociais proporcionar as várias leituras do mundo através da dança e do teatro e oportunizar a conscientização da população para a transformação do seu próprio meio através do conhecimento artístico.

 

“A história da Princesa Azul”

A publicação do livro “A história da Princesa Azul” faz parte de um projeto que tem como objetivo manter viva a memória de Marina Semaan Karam Primak através da arte e da leitura, ao mesmo tempo em que cria oportunidades para que novos talentos possam se desenvolver por meio da dança clássica, recebendo apoio para que atinjam o seu melhor e divulguem Guarapuava por onde passarem.
“A Marina partiu muito cedo, mas nos deixou um legado de amor, de alegria e de capacidade de superação. Ela conquistou os nossos corações com o seu carisma e esperamos que você se apaixone pela História da Princesa Azul”, disse Lourdes de Figueiredo Leal, madrinha de Marina e amiga de Nuhar.
A autora, Claudinéia Schinemann, foi coordenadora pedagógica na escola em que Marina estudava e resolveu expressar o amor que sentia por ela presenteando sua mãe, Nuhar, com um conto que escrevera sobre a Princesa Azul. Nuhar, decidiu então publicar um livro para que todas as crianças pudessem conhecer a História da Princesa Azul e praticassem a leitura, tão necessária à formação de qualquer pessoa.
“O texto fala do amor entre um casal que sonhava ter filhos para serem mais felizes e amá-los ensinando-os a serem livres. E mostra que a realização deste sonho somente seria possível se eles estivessem dispostos a aprender, se doar, ensinar e estar preparados para perder o que teriam de mais precioso e continuar suas trajetórias felizes por terem amado tanto e recebido de volta um amor maior ainda”, conta Lourdes.
O amor é o sentimento que permeia toda essa linda história que noz faz perceber que o tempo é infinito enquanto a nossa existência é efêmera. O livro foi lançado simultaneamente em Portugal, Angola, Cabo Verde e no Brasil. Se o número total de exemplares vendidos nestes países atingir os 3 mil, a obra será traduzida para o Espanhol e Inglês, publicada e disponibilizada na Espanha, Inglaterra Irlanda e Estados Unidos.
“Convidamos todos a participarem deste Projeto, adquirindo o livro através do site livrariaatlantico.com.br, pois de cada exemplar vendido no site, 50% do valor será
destinado ao Projeto, Marina Karam Primak, de apoio à leitura e a dança clássica, conforme parceria já estabelecida com a Flamingo Edições através de contrato de publicação da obra”, destacou Lourdes.

 

Espetáculo

Em novembro de 2021, nos dias 27 e 28, o Centro de Artes Labayadère apresentará o Espetáculo “A História da Princesa Azul” baseado na obra que conta um pouco da história da Marina. Será um momento de grande emoção e beleza e todos são convidados, já que o espetáculo será transmitido através de Canal Streaming – on-line. Informações aqui.

Através do Projeto Marina Karam Primak, inúmeras escolas e também projetos que atendem crianças têm recibo como doação livros e matérias pedagógicos. Destaca-se, ainda, que o Teatro Municipal de Guarapuava passou a se chamar Teatro Municipal Marina Karam Primak através do Projeto de lei Ordinária nº 57/2020, proposto pelo vereador João Carlos Gonçalves e aprovado por unanimidade e sancionado pelo Prefeito Cesar Augusto Carollo Silvestri no dia 19 de outubro de 2020, tornando-se Lei Municipal nº 3132 que está publicada no Boletim Oficial do Município Nº 1951 de 21 de outubro de 2020.

Comentários