Blog

thumbnail

Qualificação Cadastral para e-Social

Resultado alarmante da Enquete sobre Qualificação Cadastral para e-Social

Qualificação Cadastral é a verificação do Cadastro de Pessoa Física-CPF e do Número de Identificação Social-NIS (NIT/PIS/PASEP) se estão aptos para utilização no eSocial. Cada dado dos trabalhadores é analisado nas bases CPF e CNIS, retornando necessidades de correção encontradas, por exemplo: nome ou data de nascimento divergente.

No período de 16/10/2017 até 09/01/2018 foi realizada uma enquete com cerca de 12.906 participações. O resultado foi alarmante, destes somente 36,7% declararam que já fizeram a qualificação dos seus trabalhadores, os demais (63,3%) declararam que não fizeram ou desconhecem o que Qualificação Cadastral.

Os cadastros que ficarem com pendência no eSocial estarão impedidos quanto a solicitação de admissão, ao cálculo de férias, à rescisão, à folha, aos encargos, aos afastamentos, entre outros.

Para as empresas que já estão obrigadas nessa primeira etapa (empresas com faturamento maior que R$ 78 milhões de reais, desde 1º de março), se já não o fizeram, devem providenciar de imediato a consulta e eventuais ajustes cadastrais, antes do envio dos eventos ao eSocial. A todas as demais empresas recomenda-se que desde logo comecem a efetuar as consultas para identificar possíveis necessidades de ajustes cadastrais de seus colaboradores.

Instruções Teorema Sistemas para eSocial

FONTE: http://portal.esocial.gov.br/noticias/qualificacao-cadastral-e-essencial-para-utilizar-o-esocial

IMPORTANTE: as alterações cadastrais efetuadas pela CAIXA serão reconhecidas pelo Aplicativo em até sete (07) dias após o ajuste.

Comentários