Blog

thumbnail

Retrospectiva de julho a dezembro: reflexões e conquistas

 

No segundo semestre de 2023, embarcamos em uma jornada dedicada à busca pela excelência, pautada por um compromisso contínuo com a evolução e aprimoramento. Durante esse período, observamos avanços em diversas áreas, desde refinamentos nos processos operacionais até inovações tecnológicas que impulsionaram a eficiência e a qualidade em nossas operações.

As nossas equipes dedicaram-se ao desenvolvimento de soluções, atendendo às crescentes demandas e desafios do cenário empresarial em constante evolução. Cada desafio enfrentado representou uma valiosa oportunidade de aprendizado, e cada conquista foi uma comprovação do esforço coletivo e da resiliência da equipe.

A nossa capacidade de adaptação e inovação não apenas nos permitiu atender, mas também antecipar as necessidades dos nossos clientes e parceiros. Em meio a um cenário global em transformação, mantivemos o foco consolidando parcerias estratégicas, implementando aprimoramentos em nossos produtos e serviços, e respondendo prontamente às demandas do mercado.

A retrospectiva destes últimos seis meses de 2023 representa uma celebração das conquistas coletivas e, simultaneamente, um impulso renovado para enfrentar os desafios futuros de 2024 com confiança e determinação. 

Parabéns às nossas equipes pelo comprometimento e dedicação, e que a nossa trajetória continue a ser marcada por inovação, resiliência e a incessante busca pela excelência em qualidade. Que o próximo ano nos brinde com ainda mais oportunidades e triunfos.

 

 

Vamos relembrar as  inovações que ocorreram no mês de Julho

 

Novas Dashboards Liberadas com a Implantação da Ferramenta Looker

 

Release Week

Uma visão abrangente dos lançamentos realizados durante a semana, destacando novas funcionalidades, correções e melhorias implementadas no sistema.

 

Escopo de Projetos

Dashboard dedicada a fornecer insights sobre o escopo de projetos em andamento, abrangendo metas, prazos, e status de cada fase do projeto.

 

Indicadores Gerais

Integração de indicadores-chave para avaliação abrangente do desempenho global da organização, proporcionando uma visão ampla e detalhada nas áreas de vendas, produção, finanças e recursos humanos.

 

Ferramentas ou Processos

Uma visão detalhada das ferramentas ou processos específicos implementados, fornecendo métricas e análises para garantir a eficiência e otimização contínua.

Essas dashboards, implementadas por meio da ferramenta Looker, têm como objetivo proporcionar uma análise mais precisa e visual dos aspectos cruciais do sistema, permitindo uma tomada de decisões mais informada e estratégica.

 

Manuais disponíveis

 

Manual Autorização do Uso Receita

Orientações detalhadas sobre o processo de autorização do uso da receita, cobrindo procedimentos específicos e requisitos necessários.

 

Manual Configuração Mínimas Equipamentos

Guia para configurar os requisitos mínimos de equipamentos, garantindo o desempenho adequado do sistema.

 

Manual Entrada de Nota por XML com Vínculo de Pedido de Compras

Passos para efetuar a entrada de notas por XML, incluindo o vínculo correto com os pedidos de compras correspondentes.

 

Manual Fechamento de OS com Valor de Outras Despesas

Instruções sobre como realizar o fechamento de ordens de serviço considerando valores de outras despesas, assegurando precisão nos registros financeiros.

 

Manual Geração do Bloco F100

Detalhes sobre a geração do bloco F100, fornecendo informações específicas sobre esse processo no contexto do sistema.

 

Manual Preenchimento de Lavouras e Geração LCDR – Livro Caixa Digital Rural

Orientações passo a passo para o preenchimento de informações relacionadas a lavouras e a geração do Livro Caixa Digital Rural (LCDR).

 

Manuais de Utilização para Versão 23.07a 

Foi disponibilizado na nossa plataforma da Base de conhecimento Teorema os manuais de utilização relacionados a cada chamado técnico atendido na versão 23.07a. Este esforço visa aprimorar a experiência do usuário e fornecer recursos detalhados para a utilização eficaz das novas funcionalidades implementadas.

 

Detalhes Importantes

Versão 23.07a saiu com a marca de 150 chamados técnicos

Cada chamado técnico atendido nesta versão desencadeou a criação de um manual específico de utilização.

 

Base de Conhecimento da Teorema Sistemas

Os manuais estão disponíveis em nossa Base de Conhecimento, acessível através do seguinte link: Base de Conhecimento TeoremaPara Acessar os Manuais, visite o link fornecido para a Base de Conhecimento. Utilize a função de pesquisa para encontrar o manual específico relacionado ao chamado técnico desejado. Cada manual é elaborado para fornecer orientações claras e detalhadas sobre a utilização das novas funcionalidades implementadas. Estamos comprometidos em oferecer suporte abrangente e recursos que capacitem nossos usuários a tirarem o máximo proveito das atualizações. 

 

 

Vamos relembrar as  inovações que ocorreram no mês de Agosto

 

Versão 23.07a

 

Esta versão trouxe aprimoramentos significativos, validações e testes externos para garantir a qualidade e eficiência do sistema. Abaixo estão os destaques:

 

Validação das Chamadas

Implementação de melhorias no processo de validação das chamadas, contribuindo para a segurança e integridade das interações no sistema.

 

Testes Externos – Alguns Clientes

Realização de testes externos em clientes selecionados, permitindo avaliar o desempenho e a compatibilidade da versão em ambientes práticos de uso.

 

Fênix – Versão 1.10.0

Introdução da versão 1.10.0 do componente Fênix, que inclui novas funcionalidades, otimizações de desempenho e correções de bugs para aprimorar a experiência do usuário. Essas atualizações refletem o compromisso contínuo com a excelência do sistema, abrangendo desde a validação das chamadas até a realização de testes práticos em ambientes reais. A introdução da versão 1.10.0 do Fênix destaca a constante evolução e inovação para atender às necessidades e expectativas dos usuários.

 

Migração para Firebird 4.0

 

Progresso Atual

Migração de Processos de Sistemas concluída, todos os processos dos sistemas foram migrados com sucesso para o Firebird 4.0, garantindo a compatibilidade com a versão mais recente do banco de dados.

 

Clientes de pequeno porte em uso sem relatos de problemas

Empresas de pequeno porte que estão utilizando a nova versão do Firebird por algum tempo não reportaram problemas significativos, indicando uma transição bem-sucedida.

 

Próximos Passos

Instalação em Clientes Médios e de Grande Porte. Planejamento para instalar a versão atualizada do Firebird em clientes de porte médio e grande. Isso permitirá avaliar o desempenho em processos mais complexos e garantir uma transição suave.

 

Aguardando Liberação do Firebird 5.0

A migração para o Firebird 4.0 foi planejada para ocorrer sem maiores impactos para os clientes. Paralelamente, a equipe antecipa que, com o lançamento do Firebird 5.0, a transição para essa versão seja mais simples e ágil. Essa perspectiva sugere a possibilidade de obter benefícios adicionais ao realizar a migração para a versão 5.0, quando disponível.

Essa estratégia demonstra um cuidadoso planejamento e implementação da migração do banco de dados, considerando a diversidade de clientes e a espera pela próxima versão do Firebird. Isso visa assegurar que a atualização seja eficiente e cause o mínimo impacto possível nos usuários e nos processos do sistema.

 

Manual de Geração dos Registros D195 e D197 no SPED ICMS/IPI

Instruções detalhadas sobre como gerar os registros D195 e D197 no Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) ICMS/IPI, assegurando conformidade fiscal.

 

Manual Emissão de NFe Produtor Rural

Guia passo a passo para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) destinada a produtores rurais, abrangendo todos os processos envolvidos.

 

Manual Instalação e Configuração Orion

Instruções detalhadas para a instalação e configuração do sistema Orion, garantindo uma implementação eficiente e livre de problemas.

 

Manual Relacionamento Entre Rota e o Representante

Orientações sobre como estabelecer e gerenciar o relacionamento entre rotas e representantes, otimizando as operações comerciais.

 

Manual Vendor Flutter

Guia abrangente para o uso efetivo da plataforma Vendor Flutter, abordando instalação, configuração e funcionalidades disponíveis.

 

Manual Situação Fiscal

Instruções sobre como monitorar e gerenciar a situação fiscal de clientes, fornecedores ou parceiros de negócios.

 

Manual Movimento de CAT

Guia explicativo sobre os procedimentos e movimentações relacionadas ao Controle de Assistência Técnica (CAT).

 

Manual Painel de Clientes

Instruções detalhadas sobre o uso eficiente do painel de clientes, proporcionando uma visão geral e análise aprofundada das interações e transações.

 

Manual SCANC Ajustado às Gerações dos Registros

Orientações específicas para ajustes no Sistema de Controle e Acompanhamento Fiscal (SCANC), garantindo a correta geração dos registros necessários.

 

Manual Procedimentos CRM

Passos e práticas recomendadas para a implementação e utilização efetiva do Customer Relationship Management (CRM), visando aprimorar o relacionamento com clientes.

 

 

Vamos relembrar as  inovações que ocorreram no mês de setembro

 

Versão 23.07a: Atualizações Recentes

 

Status: Liberada

A versão foi oficialmente liberada para implementação e uso pelos usuários.

 

Atualização para clientes com mais bases

Realização de atualizações específicas para clientes que possuem múltiplas bases de dados, visando melhorias e adequações conforme as necessidades específicas desse grupo.

 

Clientes Migrados para Firebird 4.0

Bem-sucedida migração de clientes para a versão 4.0 do Firebird, garantindo a compatibilidade e aproveitamento dos benefícios oferecidos por esta atualização.

 

Migração de Bases para Firebird 4.0

Conclusão da migração de todas as bases de dados para a versão 4.0 do Firebird. Isso inclui processos cuidadosos para garantir a integridade e consistência dos dados.

 

Manuais Disponíveis

 

Manual Apresentação do Novo Painel do Vendor

Detalhamento do novo painel do vendor, apresentando funcionalidades, layout e instruções para melhor compreensão e utilização.

 

Manual de Acesso ao Controle de Instrução Remessa de Pagamento

Guia passo a passo para acessar e utilizar o Controle de Instrução Remessa de Pagamento, oferecendo orientações claras.

 

Manual de Migração das Bases para o Firebird 4.0

Instruções detalhadas para realizar a migração bem-sucedida das bases de dados para a versão 4.0 do Firebird, garantindo a compatibilidade.

 

Manual Orion Tutorial Configuração App

Tutorial abrangente para configurar o aplicativo Orion, fornecendo informações essenciais para otimizar o uso da ferramenta.

 

Manual para Backup e Restauração do MySQL 

Passos e procedimentos para realizar backups e restaurações eficientes no MySQL, assegurando a segurança e integridade dos dados.

 

Manual sobre Correção do Auditor MySQL com Erro

Orientações específicas para corrigir erros identificados pelo auditor do MySQL, contribuindo para a estabilidade e desempenho do banco de dados.

 

Manual NFSe Dourados MS

Instruções relativas à emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe) no município de Dourados, MS, abrangendo os procedimentos necessários.

 

Esses manuais foram desenvolvidos para oferecer suporte detalhado e prático em diversas áreas, desde a apresentação de novas funcionalidades até instruções técnicas específicas para garantir uma utilização eficiente e sem contratempos.

 

 

Vamos relembrar as  inovações que ocorreram no mês de outubro

 

Desenvolvimento Delphi – Nova Funcionalidade

Compartilhamento via WhatsApp e PDF. No âmbito do desenvolvimento Delphi, uma nova funcionalidade foi implementada no aplicativo de ordem de serviço, proporcionando aos usuários a capacidade de compartilhar informações de maneira mais eficiente e versátil. As principais características dessa implementação incluem:

 

Compartilhamento via WhatsApp

Agora, os usuários podem compartilhar informações diretamente pelo WhatsApp, facilitando a comunicação e a colaboração entre as partes envolvidas.

 

Cópia de Link

Adicionada a funcionalidade de copiar um link direto para as informações da ordem de serviço. Isso permite compartilhar rapidamente o acesso ao registro específico.

 

Download em Formato PDF

A nova funcionalidade permite que os usuários gerem uma versão em formato PDF da ordem de serviço. Isso é útil para arquivamento, impressão ou compartilhamento em diversos contextos.

Essas adições visam melhorar a acessibilidade e a flexibilidade na utilização do aplicativo de ordem de serviço, oferecendo aos usuários opções avançadas de compartilhamento de dados. O compartilhamento eficiente de informações contribui para uma comunicação mais rápida e eficaz entre os envolvidos no processo, aumentando a produtividade e a eficiência operacional.

 

Readequação de Componentes Visuais plataformas Web

 

Mudanças nas Grids

As grids (grades ou estruturas de layout) estão sendo trocadas ou readequadas. Isso inclui  ajustes na disposição, tamanho ou comportamento dos elementos na interface do usuário.

 

Foco em Produtos

A readequação pode indicar uma atenção especial aos componentes relacionados a produtos. Isso pode envolver aprimoramentos na exibição, navegação ou interação com informações de produtos.

 

Tratamento de Novidades

Componentes visuais foram ajustados para destacar ou gerenciar melhor as novidades ou atualizações nos sistemas web.

 

Melhorias e Adaptações

 

Usabilidade Aprimorada

A readequação tem como objetivo melhorar a usabilidade geral dos sistemas, tornando a experiência do usuário mais eficiente e agradável.

 

Design Responsivo

Considerando a troca de grids, existe um esforço para tornar o design mais responsivo, adaptando-se a diferentes tamanhos de tela.

 

Consistência Visual

Busca por consistência visual em todos os componentes para criar uma identidade visual unificada.

 

Integração de Novas Funcionalidades

A readequação  acompanhada pela integração de novas funcionalidades nos componentes visuais.

 

Atenção Especial a Detalhes

Melhorias nos detalhes visuais e na apresentação de informações, especialmente relacionadas a produtos e novidades. Essas mudanças indicam um esforço contínuo para aprimorar a interface do usuário e oferecer uma experiência mais moderna e eficaz nos sistemas web da Teorema Sistemas.

 

Atualizações e Ajustes Realizados

 

Pedido de Vendas

 

Novo Recurso

Criado travamento de edição de item no pedido, também pelo sequenciamento de vendas. Agora, se o item já tiver uma nota associada, a edição será bloqueada, não apenas pela transação.

 

Emissão de Notas Fiscais

 

Adição na Grid

Adicionado o local de estoque na grid.

 

Entrada e Saída de Itens

 

Nova Funcionalidade

Adicionado processo para verificar as Liberações Remotas feitas pelos supervisores.

 

Contas a Receber e Pagar

 

Melhoria na Manutenção

Adicionado o centro de custos (Contabilização) na manutenção.

 

Nova Validação

Adicionada validação para não permitir a exclusão de históricos já utilizados em lançamentos.

 

Adição de Modelo

Adicionado o modelo NS – Nota de Serviço de Fretes.

Movimentos -> Acerto de viagem -> Incluir -> 2 Despesas -> Incluir:

 

Ordem de Produção

 

Melhoria no Cadastro de Lote

Ajustado o cadastro de lote para informar a descrição do lote, e adicionado o botão Validar.

 

Ordem de Serviço

 

Agendamento

Nova Funcionalidade, adicionado botão na versão 23.07a para trocar a ordem dos pedidos.

 

Manuais Disponíveis

 

Manual Rotas de Entrega

Detalhes sobre a configuração e utilização eficaz das rotas de entrega, otimizando o processo logístico.

 

Manual Cadastro de Unidades de Itens de Estoque

Passo a passo para o correto cadastro e gerenciamento das unidades dos itens presentes no estoque.

 

Manual Procedimento Gerar MDF-e

Instruções sobre como realizar o procedimento para a geração eficiente do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e).

 

Manual Assetway para links de liberação de rede do cliente

Orientações específicas para a utilização da Teorema Assetway no contexto de liberação de links de rede para clientes.

 

Manual Relatório Financeiro por Plano Financeiro

Detalhamento sobre a geração de relatórios financeiros específicos organizados por plano financeiro.

 

Manual Efetuar Transferências entre Locais de Estoque

Guia prático para a execução de transferências de produtos entre diferentes locais de estoque.

 

Manual Configuração de Situações Fiscais para Desdobramento de Impostos

Instruções passo a passo para a configuração de situações fiscais visando o desdobramento eficiente de impostos.

 

Manual SPED – Gerar SPED Fiscal (ICMS e IPI)

Guia completo para a geração adequada do SPED Fiscal, abrangendo aspectos relacionados a ICMS e IPI.

 

Manual ICMS ST Retido para Composição de Custo

Detalhes sobre como considerar o ICMS Substituição Tributária retido na composição de custos.

 

Manual Cadastros de Itens de Composição

Instruções sobre o cadastro adequado de itens de composição para processos específicos.

 

Manual Documento para Emissão de Devolução de NFCE

Guia prático para a emissão de documentos relacionados à devolução de Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFCE).

 

Manual Impressão Temporária do Fechamento de Caixa

Instruções sobre a impressão temporária do fechamento de caixa para revisão e conferência.

 

Manual Mensagem Recalcular Custos Antes de Liberar uma Transferência

Orientações sobre a mensagem e procedimentos relacionados ao recálculo de custos antes da liberação de transferências.

 

Manual Integração Teorema x PluggToo

Detalhes sobre a integração entre o Teorema e o PluggToo, com passos claros para uma implementação eficaz.

 

Manual Paghiper

Instruções e informações essenciais para a utilização eficiente da solução Paghiper.

 

Manual Pecuária

Guia prático para operações e procedimentos específicos relacionados à gestão pecuária.

 

Manual Rotina Manutenção de Clientes

Detalhes sobre a rotina de manutenção de clientes, incluindo instruções para configurações e atualizações necessárias.

 

Manual Alteração de Quantidades na Geração do Romaneio de Saída

Instruções específicas para a alteração de quantidades durante a geração do romaneio de saída, garantindo precisão no processo.

 

 

Vamos relembrar as  inovações que ocorreram no mês de novembro

 

Front-End: Angular e Biblioteca Patron

 

Angular

 

Utilizado como o framework principal para o desenvolvimento do front-end.

 

Biblioteca Patron

 

Plataforma de componentes visuais criada pela Teorema Sistemas para padronização.

Toda a documentação para desenvolvedores está cadastrada em um único lugar.

 

Back-End: Laravel e PHP

 

Laravel

Framework PHP utilizado para o desenvolvimento do back-end.

 

PHP

Linguagem de programação principal.

 

Servidores: PHP e Redline

 

Redline

Trata do One Piece, sendo o principal servidor PHP utilizado.

 

BulletProof

Utilizado para lidar com tudo que vem do Vendor e comunicação.

 

Multipanel: painel de funcionalidades facilitando o desenvolvimento e suporte

 

O Multipanel foi criado  com o objetivo principal de simplificar e agilizar tanto o trabalho da equipe de desenvolvimento quanto o suporte. Esta plataforma oferece uma visão abrangente de todos os módulos existentes, proporcionando uma ferramenta centralizada para facilitar diversas atividades.

  • Coletânea de todos os módulos que podem ser distribuídos entre os sistemas.
  • Cada menu no Multipanel é tratado como um módulo.
  • Utilizado para oferecer uma visão geral do sistema, incluindo tudo que foi desenvolvido ou está em desenvolvimento.
  • Não é um sistema, mas uma ferramenta interna para desenvolvimento e suporte comercial.

 

Aqui estão alguns pontos importantes sobre o Multipanel

  • Visão Centralizada de Módulos
  • Barra Lateral Intuitiva, na barra lateral esquerda da tela, cada item é designado como um módulo. Por exemplo, Módulo Cliente, Módulo Pedido, Módulo Notas Fiscais, entre outros.
  • Facilidade de Identificação do módulos, essa abordagem permite que a equipe de suporte identifique rapidamente todos os módulos existentes no sistema, simplificando o processo de teste e resolução de problemas.

 

Padronização no desenvolvimento

 

Seleção personalizada de módulos

A equipe de desenvolvimento tem a flexibilidade de escolher quais módulos serão utilizados em cada sistema. Por exemplo, no Painel Vendor, os módulos Cliente, Pedidos, e assim por diante, são selecionados conforme as necessidades específicas do sistema em construção.

 

Definição de Funcionalidades

A equipe de desenvolvimento tem o papel de determinar quais módulos serão parte integrante de cada sistema, permitindo uma personalização eficiente das funcionalidades conforme os requisitos do projeto.

 

Comunicação eficiente

Interação entre Desenvolvimento e Suporte. Essa estratégia promove uma comunicação eficaz entre a equipe de desenvolvimento e suporte, garantindo que ambas as partes tenham uma compreensão clara dos módulos e funcionalidades presentes em cada sistema.

 

Painel Vendor como exemplo

 

Módulos específicos para o Painel Vendor

No exemplo do Painel Vendor, a equipe de desenvolvimento decide quais módulos, como Cliente e Pedidos, farão parte desse sistema específico, personalizando-o de acordo com os requisitos do cliente.

 

Agilidade na Configuração

Essa abordagem permite uma configuração ágil e personalizada de cada sistema, otimizando o tempo e recursos de desenvolvimento. O Multipanel, ao simplificar a visão e seleção de módulos, visa melhorar a eficiência e a colaboração entre as equipes, proporcionando uma gestão mais holística e adaptável dos sistemas na Teorema Sistemas.

 

REINF

Adição da opção para gerar com valores agregados ou individuais, proporcionando flexibilidade nos relatórios.

 

Financeiro

Liberação de agrupamento de títulos já agrupados, com o alerta sobre a perda das origens ao utilizar a comissão.

 

Cadastro de Operações

Ajuste na marcação do cadastro de operação para reter valores inferiores a 10 de IRRF.

 

Financeiro 

Ajuste para mostrar todas as linhas das observações, garantindo uma visualização completa e detalhada.

 

Entrada e Saída de Itens

Ajuste na importação do XML ao informar a Operação, evitando falhas durante o processo.

Criação de opções para, ao marcar “gerar financeiro”, pegar a condição de pagamento de vários locais conforme a seleção.

 

Encontro de Contas

Ajuste na tela para aparecer maximizada, proporcionando uma melhor experiência ao usuário.

 

Cadastro de Itens de Estoque

Ajuste ao redimensionar a página para garantir o correto ajuste da tela.

 

Vendas e Compras (Movimento)

Ajuste para trazer  o Grupo Fiscal, garantindo a precisão nas informações.

 

Curva ABC

Adição de filtros para facilitar a análise e o entendimento dos dados na Curva ABC.

 

Transferência de Itens

Adição da opção para importar o Coletor de Dados, simplificando o processo de transferência de informações.

 

Pedido de Vendas

Modificação na forma de travamento quando o item já foi entregue. Agora, é permitida a edição, mas não será permitida a troca do item por outro. Esse travamento depende das configurações do cadastro de usuário. Se o usuário tiver acesso mestre, ele poderá trocar o item; se estiver bloqueado, não será possível. Essa abordagem garante que o usuário tenha conhecimento dos impactos ao realizar essa ação.

 

Manutenção de Itens

Adição de opção para adicionar foto nos itens, permitindo uma visualização mais detalhada e informativa.

 

Manuais Disponíveis

 

Manual Procedimento para cancelar nota com boleto via API

Esse manual mostra como cancelar uma nota fiscal com boleto através de uma API onde envolve interações com o sistema de emissão de notas fiscais e o sistema de pagamentos. 

 

Manual Processo Operacional de Atendimento

Aqui está um guia geral para um processo operacional de atendimento ao cliente.

 

Manual Transporte menu de Autorizações

Este guia foi elaborado para ajudá-lo a realizar registros eficientes de autorizações no sistema de transporte.

 

Manual CBENEF

O objetivo deste manual é orientar os usuários sobre o processo de relacionamento do CBENEF, destacando as melhores práticas, responsabilidades e fluxos de trabalho.

 

Manual Condições de Pagamento Equivalente ao XML.

Este manual tem como objetivo orientar os usuários sobre como realizar a importação eficiente de condições de pagamento para o sistema financeiro, utilizando o formato XML.

 

Manual Integração Gestão Administrativa x Magento (reformulado)

O objetivo deste manual é orientar os usuários no processo de integração entre o Sistema Teorema e a Plataforma Magento, visando unificar e otimizar as operações para uma gestão mais holística e eficaz do negócio.

 

Manual links de liberação de rede do cliente

Este manual detalha o processo de comunicação com a Receita Federal para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e). O objetivo é fornecer informações essenciais e links necessários para estabelecer uma comunicação eficiente.

 

Manual Integração fiscal Contábil

Este manual tem como objetivo orientar e fornecer diretrizes para a integração entre os setores fiscal e contábil. A integração eficaz entre esses departamentos é importante para assegurar a conformidade legal, precisão nas informações e facilitar a gestão financeira da empresa.

 

Manual Atualização PAF/NFCe para a versão 23.07a

Este manual tem como objetivo guiar os usuários no processo de atualização do Programa Aplicativo Fiscal (PAF) destinado à Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFCe). A atualização para a versão 23.07 visa garantir a conformidade com as exigências tecnológicas mais recentes, assegurando a integridade dos dados e o pleno funcionamento do sistema.

 

 

Vamos relembrar as  inovações que ocorreram no mês de dezembro

 

Indicadores

 

Zelda: Plataforma de Versionamento

 

Versões

 

  • Produção, Desenvolvimento e Homologação.
  • Inclui produtos web em desenvolvimento e sistemas já desenvolvidos pela Teorema Sistemas.
  • Histórico de Desenvolvimento, onde mostra as versões anteriores e o trabalho realizado por cada desenvolvedor em versões específicas.
  • Relacionamento de Produtos, que permite a relação de produtos e suas versões estáveis, incluindo produtos não web.

 

Essa abordagem integrada  visa a eficiência e a padronização no desenvolvimento, permitindo melhorias e compartilhamento de módulos entre diferentes sistemas. O uso de ferramentas como Multipanel e Zelda também facilitam o gerenciamento de versões e o histórico de desenvolvimento. Essa estratégia contribui para uma abordagem mais consistente e eficaz no desenvolvimento e suporte de sistemas pela Teorema Sistemas.

 

 

Compromisso com a qualidade: aprimorando nossos processos

 

Na Teorema Sistemas, nossa dedicação à qualidade é evidenciada por uma série de iniciativas e aprimoramentos em diferentes aspectos do desenvolvimento. Aqui estão alguns destaques:

 

Ambiente de testes

Investimos significativamente na expansão e otimização do nosso ambiente de testes para garantir uma cobertura abrangente. 

 

Testes abrangentes

Expandimos a cobertura de testes para garantir uma avaliação mais abrangente de todas as funcionalidades, reduzindo potenciais bugs e melhorando a estabilidade.

 

Ambiente simulado

Criamos um ambiente de testes simulado que replica condições do mundo real, proporcionando uma avaliação mais realista do desempenho e da funcionalidade.

 

BotCity

Introduzimos a BotCity como uma ferramenta inovadora para aprimorar a automação e eficiência nos processos de desenvolvimento

 

Automação inteligente

BotCity oferece automação inteligente para tarefas repetitivas, permitindo que a equipe de desenvolvimento se concentre em atividades mais estratégicas e de alto valor.

 

Integração suave

Integrada ao fluxo de trabalho existente, BotCity aprimora a eficiência sem interrupções.

 

Sentry – Monitoramento de erros e performance

Estamos comprometidos em manter uma visão proativa sobre erros e a performance da plataforma. Sentry desempenha um papel crucial nesse aspecto

 

Monitoramento em tempo real

Sentry oferece monitoramento em tempo real, permitindo uma identificação rápida e resposta imediata a problemas de performance e erros.

 

Análise detalhada

Analisamos detalhadamente os relatórios do Sentry para implementar correções preventivas e melhorar constantemente a estabilidade do sistema.

 

Testes unitários de código

Implementamos testes unitários de código para garantir a funcionalidade e a estabilidade em nível granular.

 

Validação individual

Cada componente é avaliado de forma independente, garantindo que todas as partes do código atendam às expectativas e requisitos.

 

Melhorias na Plataforma Zelda

Dedicamos esforços contínuos para aprimorar a Plataforma Zelda

 

Atualizações regulares

Implementamos melhorias regulares na Plataforma Zelda com base no feedback dos usuários, garantindo uma experiência mais intuitiva e eficaz.

 

Novas funcionalidades

Introduzimos novas funcionalidades que enriquecem a experiência do usuário e promovem maior eficiência operacional.

Estamos comprometidos em manter um ambiente de desenvolvimento de alta qualidade, adotando práticas inovadoras e incorporando ferramentas que impulsionam a excelência em todos os aspectos do nosso trabalho na Teorema Sistemas.

 

Ticket Center: controle aprimorado de projetos e atividades

O Ticket Center oferece um controle mais eficiente de projetos e atividades individuais. 

 

Interface intuitiva 

Uma interface mais intuitiva foi implementada para facilitar a navegação e utilização do Ticket Center, tornando-o mais acessível para todos os membros da equipe.

 

Atribuição dinâmica de tarefas

Agora, a atribuição dinâmica de tarefas e projetos é mais fácil do que nunca, garantindo uma distribuição equitativa de responsabilidades.

 

Relatórios detalhados

Foram introduzidos relatórios mais detalhados, proporcionando uma visão mais aprofundada do progresso dos projetos e identificando áreas que podem exigir atenção.

 

Integração GIT: fluxo de trabalho harmonizado com chamados

A integração com o GIT foi aprimorada para garantir um fluxo de trabalho mais harmonizado com o gerenciamento de chamados. Estas são algumas das melhorias significativas

 

Rastreamento simplificado

O rastreamento de chamados foi simplificado e integrado diretamente com o GIT, eliminando redundâncias e proporcionando uma visão unificada das mudanças.

 

Atualizações em tempo real

Agora, as atualizações realizadas no GIT são refletidas em tempo real no Ticket Center, proporcionando visibilidade imediata das alterações no status dos projetos.

 

Melhorias na resolução de problemas

Essa integração facilita a identificação e resolução de problemas, permitindo uma abordagem mais proativa para garantir a estabilidade e qualidade do código.

Estamos comprometidos em fornecer ferramentas e processos que impulsionem a eficiência da equipe de desenvolvimento, e essas atualizações no Ticket Center e na integração GIT refletem nosso compromisso contínuo com a excelência. Estamos ansiosos para colher os benefícios dessas melhorias à medida que avançamos nos nossos projetos.

 

Ja está em Produção

 

Painel de Cotações – Modo piloto

Continuamos a coletar feedback valioso durante o modo piloto para realizar ajustes necessários e assegurar uma transição suave para a produção.

 

Treinamento e suporte

Certificamo-nos de que os usuários estejam devidamente treinados no novo Painel de Cotações, oferecendo suporte adequado durante esta fase inicial.

 

Painel Vendor – Inativação da plataforma antiga

Comunicação transparente, comunicamos de maneira transparente aos usuários sobre a decisão de inativar a plataforma antiga. Explicamos os benefícios e fornecemos orientações claras sobre a transição.

 

Suporte na migração

Oferecemos suporte contínuo aos usuários durante a migração, respondendo a dúvidas e disponibilizando recursos adicionais, se necessário.

 

Monitoramento Pós-Implementação

Monitoramos de perto o desempenho do novo Painel Vendor após a inativação da plataforma antiga, estando prontos para abordar quaisquer problemas que possam surgir.

 

Aprimoramentos Contínuos

Continuamos aprimorando os painéis com base no feedback dos usuários e nas necessidades do negócio.

 

Expansão da Utilização

Exploramos oportunidades para expandir o uso dos painéis e identificar possíveis integrações ou recursos adicionais que possam ser benéficos.

 

Atualizações e Manutenção

Mantemos uma abordagem proativa em relação a atualizações e manutenção, garantindo a segurança e eficiência contínuas dos sistemas.

 

Feedback Pós-Implementação

Solicitamos feedback dos usuários após a transição completa para a produção para avaliar a satisfação geral e identificar áreas de melhoria.

 

Atualização bem-sucedida: Painel de Clientes em uso sem problemas

O Painel de Clientes está agora em pleno uso por um cliente específico, e até o momento, a experiência tem sido livre de problemas. Esta conquista representa um marco significativo e demonstra a eficácia do trabalho contínuo da nossa equipe. Alguns pontos notáveis desta atualização incluem

 

Painel de Clientes em ação

 

Transição suave

A implementação do Painel de Clientes foi conduzida de maneira eficiente, resultando em uma transição suave para o cliente.

 

Operação sem problemas

O cliente tem utilizado o painel sem problemas significativos, indicando que a plataforma atende às suas expectativas e requisitos operacionais.

 

Feedback Positivo

 

Satisfação do Cliente

Recebemos feedback positivo do cliente em relação à usabilidade, design e funcionalidades do Painel de Clientes.

 

Avaliação contínua

Estamos comprometidos em manter uma comunicação aberta com o cliente para receber feedback contínuo, garantindo ajustes e melhorias conforme necessário.

 

Próximos passos

Expansão gradual

Com o sucesso inicial, estamos considerando a possibilidade de expandir gradualmente o uso do Painel de Clientes para outros clientes, adaptando-o às necessidades específicas de cada um.

 

Aprimoramentos contínuos

Continuaremos aprimorando o painel com base no feedback do cliente, buscando sempre proporcionar uma experiência ainda mais aprimorada.

 

Celebração de conquistas e preparação para o futuro

 

Ao olhar para trás no ano de 2023, percebemos que foi um período repleto de promessas e desafios na Teorema Sistemas. Estamos gratos por cada desafio enfrentado, pois eles moldaram nosso crescimento e nos impulsionaram a alcançar novos patamares.

Orgulho e Reconhecimento

Estamos orgulhosos do esforço e dedicação contínuos de todos os envolvidos nestes projetos. Agradecemos a cada membro da equipe por sua contribuição valiosa e pelo papel crucial desempenhado em nosso sucesso.

 

Perspectivas para o Futuro

Esta retrospectiva marca não apenas um encerramento, mas um ponto de partida para uma jornada emocionante que se estende para o futuro. Estamos muito felizes com as oportunidades que nos aguardam e determinados a alcançar ainda mais sucesso e qualidade.

Continuaremos construindo sobre os sucessos alcançados, aprendendo com desafios e mantendo nosso compromisso inabalável com a excelência. A colaboração e o esforço conjunto de todas as equipes na Teorema Sistemas são as pedras fundamentais para o sucesso contínuo.

 

Antecipando o Futuro

 

Com determinação, inovação e trabalho em equipe, estamos prontos para enfrentar os desafios que 2024 vai trazer e colher as recompensas de uma jornada extraordinária.

Agradecemos a todos que contribuíram para fazer do ano de 2023 um capítulo memorável em nossa história. Que venham mais conquistas e avanços em 2024!!!

 

 

Imagens Ilustrativas: Arquivo pessoal e  Adobe Stock

 

Comentários