Blog

thumbnail

Teorema oferece integração com GNRE

Pellison: otimiza tempo

Criada em 2016, a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) foca nas transações entre Estados brasileiros. Segundo o programador da Teorema Sistemas,  Pellison Leutner, a solução disponibilizada junto ao módulo Gestão Administrativa do ERP Teorema possibilita a integração com o portal GNRE e geração das guias para pagamento de acordo com as particularidades dos Estados e de seus produtos. “Assim, é direcionada às empresas que possuem operações fiscais interestaduais e otimiza o tempo dispendido na emissão de documentos”, explicou.

 

De tal forma, a API de integração conta com os seguintes recursos:

  • Geração de guias em PDF ou impressas;
  • Geração de XMLs de envio de acordo com NFe;
  • Reimpressão de guias;
  • Configuração por tipos de recolhimento de ICMS.

 

Entretanto, Pellison destaca que os Estados de São Paulo e Espírito Santo são exceções à regra. “Nesses Estados, a emissão da GNRE é feita por meio de sistemas específicos dos Estados”, destacou.

 

Funcionamento e benefícios

Eduardo: confiabilidade

Conforme o Analista de Sistemas Pleno da Teorema Sistemas, Eduardo Pedroso, em operações fiscais interestaduais as empresas de médio e grande porte encontram diversas formas de tributação, conforme a mercadoria circulada e a localidade. “Assim, a nossa solução veio para agilizar o processo da emissão das guias, pois caso não utilize a ferramenta, o usuário tem que inserir manualmente os dados no portal GNRE, tais como: valor, dados do destinatário, códigos de receita e produto”, elencou Eduardo.

Como explicou o analista de sistemas, a implantação ocorre por meio do pedido de homologação do cliente junto ao webservice emissor GNRE. Em seguida, pelo certificado digital da empresa, é acionada a assinatura digital. “A continuidade da implantação é de extrema importância, com o acompanhamento do departamento fiscal da empresa, visto que é necessário configurar códigos de receita específicos de cada Estado. Então, a conclusão, após os testes, é o treinamento do usuário emissor das guias”, disse.

“A todos os interessados, asseguro que é de bastante valia o processo implementado, pois foi desenvolvido com muita atenção para que o cliente tenha a velocidade e a integralidade entre departamentos fiscal e financeiro responsáveis pelo pagamento dos tributos”, finalizou Eduardo.

 

Informações: comercial@teorema.inf.br.

 

 

Comentários