Blog

thumbnail

Transformação digital foi pauta da agenda do SEBRAE/PR em 2020

O SEBRAE/PR, pelo escritório de Guarapuava, é responsável pelo atendimento de 12 municípios, que juntos compõem o Território Paraná Centro, formalizado por meio da Associação dos Municípios do Centro do Paraná, a Amocentro.

O SEBRAE/PR atua nesta região juntamente com uma rede de parceiros, entre eles as prefeituras, associações comerciais, governanças setoriais, sindicatos, empresários e universidades, com o intuito de promover competitividade e desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo.

Para isto, age por meio de diversos projetos, com objetivos e focos estratégicos específicos, sempre na busca por estabelecer as condições necessárias para que as micro e pequenas empresas do Território Paraná Centro tenham acesso a conhecimento, informações valiosas, e um ambiente de negócios estimulante, inovador e que lhe forneça as condições para crescer.

Felipe Krysa

O ano de 2020 registrou muitos desafios em diversos setores econômicos em todo o mundo, em virtude da pandemia de Covid-19. No contexto estadual e regional, não foi diferente. Desde pequenos até grandes empresários sofreram impactos e tiveram que repensar seus planejamentos. Para saber um pouco mais dos projetos desenvolvidos, a Comunicação Teorema realizou uma entrevista com o consultor Agenor Felipe Krysa, gestor de Projetos de atendimento empresarial no território Paraná Centro do SEBRAE/PR.

 

Se for para fazer um balanço de 2020, o que pode nos contar a respeito das ações territoriais do SEBRAE/PR?

Em 2020 nós atendemos mais de 5.600 empresas com soluções empresariais, as quais fazem parte do Território PR Centro que, além de Guarapuava, conta com os municípios de Turvo, Boa Ventura de São Roque, Laranjal, Palmital, Manoel Ribas, Cândido de Abreu, Campina do Simão, Santa Maria do Oeste, Pitanga, Nova Tebas e Mato Rico. Como todas as empresas, em 2020 foram grandes os desafios e aprendizados para levar o conhecimento e informações necessários aos empresários.

Conforme o cenário de pandemia foi se desenvolvendo, as necessidades de adaptação foram gerando muitas demandas, e a urgência em apresentarmos soluções adequadas para o momento. E neste contexto é importante destacar a presença digital do SEBRAE. Precisamos reagir rapidamente a um crescimento exponencial no processo de transformação digital, e com isso migramos todo o nosso atendimento (desde 18/03/2020) para canais digitais, atendendo via redes sociais, como WhatsApp, Facebook e Instagram.

Foram milhares de consultorias on-line, orientações para a obtenção de crédito, finanças, marketing, canais de venda digital, planejamento estratégico, e acesso as medidas provisórias. Para isso, mobilizamos a nossa rede de atendimento presencial e a rede de parceiros para o atendimento digital, justamente por compreender que o período de dificuldade gerado pela pandemia foi também o tempo em que os nossos clientes mais necessitaram do SEBRAE, e por isso, fomos muito rápidos em dar as respostas, e buscamos agir com agilidade para que o nosso cliente tenha o apoio quando mais precisa.

 

Quais projetos se tornaram importantes nesse contexto pandêmico e quais lições devem permanecer em evidência?

Nós prestamos uma série de serviços, como consultoria em finanças, em crédito e treinamentos sobre transformação digital. O atendimento em marketing digital e finanças foram ao mais solicitados, sobretudo pela necessidade de migrar para canais digitais e fazer isso com profissionalismo. As ações que talvez foram mais importantes foram as voltadas para à transformação digital. Ficou explícito para todos nós que ocorreram alterações nos padrões de consumo das pessoas, e com isto, houve um grande crescimento do mercado digital.

 

Qual é o papel do SEBRAE/PR?

O SEBRAE tem como principal objetivo preparar o indivíduo para empreender e gerir melhor o seu negócio. Queremos estar presentes na vida dos empresários desde a concepção da ideia até a preparação para o crescimento. Então, sempre vamos buscar ofertar produtos e serviços que possam atender às demandas que se apresentam, sejam elas em quaisquer níveis de complexidade. Convidamos para que conheçam nossos serviços aqui.

Comentários