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Marketing digital de relevância é aliado das empresas

Paulo Meister

O marketing digital passou a ocupar um espaço cada vez mais importante no dia a dia de quem atua nos negócios, tendo em vista o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas e a possibilidade de ultrapassar barreiras e chegar ao público-alvo de diferentes maneiras. A pandemia de Covid-19 ressaltou ainda mais a necessidade desses conhecimentos às pequenas e grandes empresas. A Comunicação Teorema Sistemas conversou sobre o tema com o publicitário Paulo Meister, que é sócio na agência Hey.

 

Paulo, hoje qual é a importância do marketing digital?

Já perguntou para alguém qual é a importância da respiração para a sua vida? Essa é a importância do marketing digital para as empresas. Os negócios já passavam por uma transição do marketing tradicional para o digital, mas a pandemia do novo coronavírus acelerou esse processo, tornando cada dia mais fundamental o marketing digital dentro das empresas.

 

E quais são as vantagens para os empresários?

A grande vantagem é que a internet é um território democrático, ela permite que pequenos consigam se comunicar com seus consumidores em pé de igualdade com os grandes, mas, para que isso aconteça, deve-se ter o suporte e as estratégias certas. Assim como os negócios digitais aceleraram, os especialistas no assunto também se aprofundaram. Por isso, é importante que os empresários escolham bem que tipo de serviço estão contratando, dentre as diversas técnicas, estratégias e formas existentes, para decidir qual é a mais eficiente na hora de investir em marketing digital.

 

Nesse contexto, como se tornar relevante para o consumidor?

Como falei anteriormente, a internet é democrática. No entanto, para que ela seja receptível e generosa com a sua empresa é necessário ser relevante para o seu consumidor. Enquanto todos estão gritando, a sua marca deve estar falando ao coração da sua audiência. Uma forma de buscar isso é manter a regularidade das postagens, porém, mais importante que isso, é ter consistência no conteúdo e trazer assuntos relevantes para o público on-line. Já foi o tempo de as empresas utilizarem as redes apenas como um “calendário”, postando somente datas comemorativas, independente da relação com seus negócios. A internet e as redes sociais são excelentes ferramentas de conversão de vendas, desde que sejam utilizadas da forma correta, levando em consideração o público, os objetivos e o conteúdo.

 

O marketing digital é para todos?

Se a sua empresa ainda não está na internet, seu negócio já está morto, só que você ainda não sabe disso. Grandes setores da economia têm sido balançados por empresas totalmente digitais. Os negócios estão se acelerando e a economia está cada vez mais global. Hoje eu compro de vários países e recebo cada vez mais rápido, ou seja, o inverso também pode ocorrer, posso alargar as fronteiras da minha empresa. Para isso, o empresário precisa de um pouco de visão e investimento em tecnologias que auxiliam a organizar, comunicar e distribuir minhas vendas on-line. Por fim, acabou a época em que apenas grandes marcas conseguiam investir em marketing suficiente para falar com a audiência, hoje a audiência está disponível e on-line quase que 24 horas por dia, e o seu bolso está a um clique de distância.

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